Soluções de Limpeza e Higienização para Alimentos Processados - Indeba
Indeba

notícia

Soluções de Limpeza e Higienização para Alimentos Processados

quarta-feira, 1 de março de 2023 >> Postado por Cris

Quem escolhe os produtos na prateleira do supermercado nem imagina todo o processo de higienização necessário para alimentos processados. 

São diversas etapas, processos, colaboradores e produtos para garantir a qualidade e segurança das mercadorias, principalmente em relação à limpeza.

De toda maneira, no final, o resultado sempre compensa!

Nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre a higienização para na indústria de alimentos processados em específico e como funciona o processo! Continue a leitura…

Limpeza e higienização para na indústria de alimentos processados

Dentro da indústria de alimentos processados, uma das principais preocupações é com o período de validade dos produtos. Via de regra, quanto mais tempo os produtos puderem ficar nas prateleiras sem estragar, melhor. 

Para alcançar esse objetivo, é fundamental controlar bastante a questão dos micro-organismos dentro da área de fabricação, já que a presença de agentes pode acelerar a deterioração dos produtos, causando prejuízos para a indústria. 

Sendo assim, a questão higienização é crucial para garantir a vida útil dos produtos nos supermercados e demais locais de comercialização.

Outra questão é a produção em massa dos alimentos processados. Nesse caso, qualquer falha no processo de higienização provocaria um prejuízo enorme e possível perda completa da mercadoria. Em 2022, por exemplo, a Anvisa mandou recolher macarrão contaminado com substância tóxica.

Além disso, a fabricação de alimentos processados envolve dezenas de ingredientes e elementos, de modo que é fundamental saber manipular corretamente e controlar agentes para não influenciar na qualidade dos alimentos.

Para completar, ainda podemos citar a contaminação em massa que os produtos podem provocar, já que são amplamente distribuídos, além do prejuízo para a reputação da indústria, que fica marcada como uma “marca ruim” para os consumidores.

Por todos esses fatores e muitos outros, a higienização para produtos processados deve ser uma prioridade de qualquer empresa.

Como é a higienização para alimentos processados?

Quem determina as regras de higienização para alimentos processados é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Nesse caso, os procedimentos variam conforme uma série de fatores, como tipo de alimento, superfície, equipamento, compostos, entre outros.

No geral, o processo de limpeza envolve 4 etapas básicas:

  • pré-limpeza: remoção de quaisquer grandes partículas de alimentos, detritos e sujeira do equipamento ou superfície para facilitar as próximas etapas.
  • limpeza com detergentes: usar detergentes específicos para limpar o equipamento ou superfície.
  • Enxague: retirada completa dos resíduos e partículas restantes.
  • sanitização: utilização de produtos químicos para eliminar completamente qualquer micro-organismo restante.

Em cada uma dessas etapas, você precisa de produtos específicos e profissionais qualificados para realizar corretamente.

Conheça os produtos Indeba de higienização para alimentos processados

Se você está em busca de soluções de higienização de alta qualidade para alimentos processados, precisa conhecer os produtos Indeba. 

Com uma ampla variedade de opções, oferecemos soluções personalizadas para a etapa de higienização da sua indústria há mais de 50 anos! Temos diversos tipos de:

Todos os produtos com uma qualidade impecável e um excelente custo-benefício. Para completar, ainda oferecemos uma combinação de produtos de qualidade com uma assistência técnica altamente capacitada.

Entre em contato conosco e fale com um dos nossos consultores!

Gostou do conteúdo? Leia também:

YouTube
Instagram