Saiba como montar o seu POP de Higienização para Equipamentos Elétricos – Indeba
Indeba

notícia

Saiba como montar o seu POP de Higienização para Equipamentos Elétricos

quarta-feira, 28 de julho de 2021 >> Postado por Cris

Todo negócio da indústria de alimentos e bebidas já ouviu falar no Procedimento Operacional Padronizado de higienização, ou apenas POP de higienização. Porém, muitos ainda têm dúvidas sobre o que ele realmente é, qual é sua aplicação, seus objetivos e, basicamente, como esse processo é desenvolvido e colocado em prática.

Elaborar e implementar um POP Higienização para os equipamentos elétricos é obrigatório a qualquer empresa do ramo alimentício. Inclusive, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige a existência desse documento a todos os negócios do setor. Para redigi-lo, é necessário reunir seguir uma série de procedimentos.

Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o uso do POP na desinfecção das máquinas elétricas. Acompanhe!

Entenda o que é um POP Higienização

O POP é um documento obrigatório, exigido pela Anvisa e mencionado na RDC 216. O documento deve fornecer instruções sequenciais para a execução dos processos de higienização e manutenção da limpeza dos equipamentos elétricos e superfícies, que precisam ser realizadas diariamente.

É muito importante que o responsável por monitorar o cumprimento e a implementação correta do POP conheça a legislação e as tenha consigo — impressas ou em um tablet — para que ele as possa consultá-las sempre que precisar.

O objetivo do POP é garantir que todas as atividades descritas sejam sempre realizadas da mesma maneira, independentemente de quem realiza o procedimento. Como citamos mais acima, essas instruções servem para a limpeza de instalações, equipamentos e superfícies, sendo que cada uma dessas atividades deve estar contida em um único documento.

Vale destacar que o POP deve especificar o tipo de superfície, maquinário e ambiente a ser higienizado, pois para cada instalação pode ser utilizado um tipo de produto diferente dependendo das variáveis existentes. Além disso, também é preciso citar a concentração do que será utilizado em cada operação, o princípio ativo e a forma de aplicação adequada para alcançar a melhor ação e remoção de sujeira.

Veja como é um POP de higienização de equipamentos elétricos

O primeiro POP Higienização mencionado na legislação é referente à limpeza de instalações e equipamentos elétricos. As normas estabelecem que é necessário dispor no documento a natureza da superfície a ser limpa, método de limpeza, ingrediente ativo selecionado e sua concentração.

Também é imprescindível citar o tempo de contato de produtos químicos e/ou físicos utilizados na operação de higiene, temperatura e outras informações que possam ser importantes para a realização eficaz da higienização. Outra informação que não pode faltar é a operação de desmonte adequada dos equipamentos.

Ao preparar um POP, o responsável por elaborar o documento deve ter o cuidado de utilizar uma linguagem simples e objetiva para facilitar o entendimento de todos os manipuladores que realizarão as atividades descritas. Os materiais necessários à realização dessas atividades também são mencionados, como rodo, esponja, balde, esfregaço, mangueira, entre outros.

Saiba como implementar o POP Higienização na rotina do negócio

Durante a implantação do POP, é necessário realizar um treinamento com os manipuladores, a fim de capacitá-los para que esse documento serve e quando ele deverá ser seguido. Assim, os processos de limpeza farão parte da rotina dos funcionários, que sempre os realizarão corretamente.

Essas foram as principais informações sobre o POP de higienização de equipamentos elétricos. Vale ressaltar a importância de implementar as práticas descritas nos documentos corretamente, a fim de evitar falhas de sanitização que podem prejudicar a produção alimentícia.

Uma boa forma de evitar quaisquer erros é contratar uma empresa especializada no treinamento e monitoração de implementação dessas práticas. A Indeba, por exemplo, é uma empresa que desenvolve soluções de higienização para diversas companhias do setor alimentício e oferece esse serviço com a máxima qualidade.

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato com a Indeba e descubra qual o melhor procedimento para a realidade da sua indústria!