Processo de higienização eficiente. Por onde começar? - Indeba
Indeba

notícia

Processo de higienização eficiente. Por onde começar?

segunda-feira, 21 de outubro de 2019 >> Postado por Dilson Barros

Ao limpar um quarto de hotel, há vários fatores que devem ser levados em consideração. Por um lado, não podemos esquecer que essa tarefa de limpeza é da maior importância para a avaliação positiva do alojamento após o cliente deixar o quarto.

Portanto, higienizar um ambiente de forma adequada e proporcionar uma experiência agradável aos seus hóspedes é essencial. 

Uma má experiência pode ser prejudicial para o seu negócio, afetando a fidelidade dos clientes e tornando-os menos propensos a voltar.

Sabendo disso, apresentaremos nesse post o passo a passo do processo de higienização do quarto de hotel. Vamos ver?

Limpando um quarto de hotel: passo a passo

Quartos impecáveis, lençóis muito brancos, ralos sem pelos ou fios de cabelos e lixeira sem detritos, esses são os primeiros passos para higienizar um ambiente de hotel. Confira abaixo outras dicas importantes: 

Saída de ar do cômodo

Antes de iniciar o processo de higienização, abra as janelas e as portas da varanda. Isso ajudará a trazer ar fresco para o ambiente, impedindo que o cheiro de qualquer produto químico de limpeza permaneça. 

O responsável pela limpeza também deve deixar a porta principal aberta durante a limpeza, isso ajudará na ventilação.

Cama

Remova a roupa de cama e coloque-a na lixeira do carrinho de limpeza. Se o quarto for ocupado pelo mesmo hóspede por mais de uma noite, ele não precisará necessariamente de uma troca de lençóis; nesse caso, você deve refazer a cama com cuidado e preparar o quarto para seu retorno – isso é chamado de serviço de abertura de cama. 

Alguns hotéis deixam um cartão que o hóspede pode colocar na cama ou na maçaneta da porta para solicitar uma mudança completa de roupa.

Remova o lixo

Esvazie as caixas e remova qualquer lixo do cômodo e coloque novos revestimentos nas caixas.

Remova os copos usados

Troque os copos, canecas ou louças usadas ​​por itens limpos e reabasteça o serviço de bebidas quentes (se houver) com novos suprimentos. 

Quaisquer itens retirados do frigobar devem ser anotados e substituídos de acordo com a política do seu hotel.

Limpar o pó

Tirar o pó de todas as superfícies, começando pelo topo e descendo em direção ao chão, também faz parte da higienização. Não se esqueça de tirar o pó de áreas difíceis de alcançar, como luminárias, além das cabeceiras, debaixo da cama ou da parte superior de guarda-roupas e armários. 

Um espanador telescópico extensível pode ser uma ferramenta muito útil se o seu hotel tiver tetos altos.

Móveis a vácuo e estofados

Todas as peças de móveis estofados devem ser aspiradas com um acessório de escova especializado. Isso os manterá livres de sujeira, poeira e alérgenos, além de ajudar a maximizar sua longevidade. As cortinas também podem ser aspiradas usando um acessório para remover a poeira.

Limpar superfícies

Limpe e desinfete todas as superfícies. Se houver quaisquer pertences dos hóspedes, mova-os cuidadosamente para um lado enquanto você trabalha e, em seguida, substitua-os cuidadosamente. Não se esqueça de também limpar o interior de armários ou guarda-roupas.

Mude a cama

Inspecione o colchão quanto a danos ou desgaste e relate quaisquer problemas ao gerente de turno. Se não forem encontrados problemas, coloque lençóis e fronhas limpas na cama antes de arrumar tudo no estilo do seu hotel. Substitua almofadas ou mantas decorativas.

Higienizar e limpar a poeira

Limpe e higienize qualquer equipamento elétrico, como telefones ou televisões. As telas da TV podem ficar muito empoeiradas, então limpe-as com um pano seco.

Limpe o chão

Ao fazer isso por último, você garante que não está criando mais trabalho para si mesmo, tornando-o bagunçado novamente durante outros processos de limpeza. Pisos duros devem ser varridos e esfregados, enquanto os tapetes devem ser aspirados, começando de um canto interno e indo para a porta.

Feche as janelas e faça uma última verificação

Feche as janelas e qualquer porta da varanda. Se restar algum cheiro químico, um purificador de ar pode ser usado. Se o ar-condicionado tiver sido ajustado, retorne à temperatura padrão do seu hotel. Faça uma varredura final na sala para garantir que nada foi esquecido antes que a sala seja deixada.

Essas dicas simples e práticas podem ser realizadas por qualquer segmento e padrão hoteleiro, garantindo uma maior satisfação final e aumentando o valor percebido pelos hóspedes.

Quer garantir uma higienização eficiente, qualidade e profissionalismo ao processo de limpeza do seu hotel? Conheça os serviços da Indeba. Contamos com uma equipe de especialistas que vai ajudar a cuidar do seu negócio e a manter tudo limpo e com cara de novo, sem danificar os móveis e outros objetos.

YouTube
Instagram