Você sabe como avaliar a eficácia dos seus procedimentos de Higienização? - Indeba
Indeba

notícia

Você sabe como avaliar a eficácia dos seus procedimentos de Higienização?

quinta-feira, 3 de novembro de 2022 >> Postado por Cris

Avaliar a eficácia dos procedimentos de higienização é fundamental para garantir a qualidade e segurança dos produtos, sobretudo no setor alimentício.

Afinal, caso algum alimento ou bebida contaminada seja disponibilizado ao mercado, não apenas a empresa poderá ser responsabilizada, como também provocará um caos na saúde pública.

Para evitar esses cenários, continue lendo para saber os principais métodos de como avaliar a eficácia dos seus procedimentos de higienização. Boa leitura!

Quais são os processos de higienização de cada segmento alimentar?

O segmento de alimentos e bebidas engloba as cozinhas industriais, fruticulturas e indústrias fabricantes de produtos alimentares e de bebidas. 

Além de estarem no mesmo segmento produtivo, essas empresas possuem outra coisa em comum: devem possuir o máximo de cuidado com os processos de higienização, evitando a contaminação dos produtos e, consequentemente, dos próprios consumidores.

Um desses cuidados é a limpeza e sanitização da superfície de todos os equipamentos ao final de cada período do processo alimentício. Para definir o intervalo correto, é preciso considerar fatores como mudança de produto processado, descontrole do fator tempo e temperatura de processamento — variantes que mudam para cada segmento.

As técnicas mais usadas nesse setor são o Procedimentos-Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e o sistema CIP (Clean in Place), de acordo com a necessidade da indústria.

Os testes de eficiência da higienização também são cruciais para determinar se o processo de higienização é adequado (ou não) para o ambiente, impedindo a falsa sensação de limpeza e segurança.

Como garantir a eficácia da higienização ao longo do processo?

Ao longo do processo de higienização é possível avaliar a eficácia dessa etapa, garantindo que os resultados esperados sejam alcançados. Ou seja, que a superfície está realmente limpa e livre de micro-organismos patológicos. 

Para isso, é necessário avaliar se os compostos orgânicos e inorgânicos e produtos químicos foram realmente eliminados das superfícies, através de alguns testes.

Ademais, outra etapa importante é determinar a redução microbiana nas superfícies até atender aos critérios de segurança pré-estabelecidos.

3 métodos para avaliar a eficácia de higienização

Separamos abaixo algumas formas de avaliar a eficácia dos processos de higienização da sua empresa do setor alimentício.

ATP-bioluminescência

O Teste de ATP-bioluminescência visa detectar depósitos de matéria orgânica derivados de uma possível limpeza e/ou sanitização inadequadas. Dessa forma, o método indica se a superfície está limpa ou não. 

Os resultados obtidos pelas leituras no luminômetro são classificados assim

  • Aceitável: até 150 UR;
  • Intermediário/duvidoso: de 151 a 300 URL;
  • Inaceitável: acima de 300 URL.

Caso o resultado do teste fique na faixa intermediária, o ideal é repetir o processo de higienização, pois pode ser que o anterior não foi suficiente para eliminar todos os compostos.

O Teste de ATP-bioluminescência não pode ser utilizado como estimativa da contagem microbiana, mesmo sendo excelente para analisar as condições higiênicas da superfície.

Testes de Detecção de Proteínas

O Testes de Detecção de Proteínas é um método simples e rápido, pois basta apenas esfregar uma área da superfície e, em seguida, incubar a amostra removida por um período — siga as orientações do fabricante do kit teste. 

Caso a coloração da amostra mude, significa que o resultado é positivo e há presença de proteínas na superfície.

Teste de Swab e Contagem em Placas

Outra forma de avaliar a eficácia dos procedimentos de higienização é através do Teste de Swab e Contagem em Placas, que visa garantir a qualidade dos alimentos através da análise das condições de higiene dos equipamentos, utensílios e mãos dos manipuladores.

Contudo, diferente do teste de detecção de proteínas, esse método exige um tempo mínimo de processamento superior a um dia.

Para realizá-lo, é preciso friccionar um swab (cotonete longo e estéril) umedecido em solução diluente apropriada, em uma superfície delimitada com um molde esterilizado.

Gostou do conteúdo? Leia também:

YouTube
Instagram