Qual a importância de determinar indicadores de risco para a indústria de alimentos? – Indeba
Indeba

notícia

Qual a importância de determinar indicadores de risco para a indústria de alimentos?

terça-feira, 17 de maio de 2022 >> Postado por Cris

Os indicadores de risco para a indústria de alimentos são fundamentais para garantir a qualidade dos produtos e a segurança dos consumidores.

A partir dessas informações, a empresa consegue identificar e controlar os principais riscos envolvidos nos processos industriais, evitando problemas sérios no futuro, como a não aprovação em fiscalizações.

Quer saber mais? Leia este conteúdo na íntegra para entender o que são os indicadores de risco e como escolher as ferramentas certas para a sua indústria.

Aproveite a leitura!

O que são indicadores de risco?

Os indicadores de risco consistem em métricas utilizadas por inúmeros setores econômicos, com o objetivo de analisar os riscos que determinada organização está sujeita, os quais podem atrapalhar o desenvolvimento do negócio.

No caso das indústrias de alimentos, os indicadores funcionam como indicativos da qualidade, segurança e suficiência dos produtos alimentícios comercializados pela empresa, visando proteger tanto a reputação do negócio, como os consumidores.

Os indicadores de risco mais utilizados nas indústrias de alimentos são:

  • Disponibilidade calórica;
  • Consumo alimentar;
  • Estado nutricional.

Para que servem os indicadores de risco?

Os indicadores de riscos nas indústrias de alimentos são implementados para garantir aos consumidores que os alimentos vendidos possuam alta qualidade e quantidade, sem significar riscos à saúde ou demais efeitos indesejados.

Além disso, essas ferramentas ajudam a proteger a reputação da indústria, dado que casos de infecção alimentar, alimentos de má qualidade sanitária e demais problemas refletem diretamente na imagem do negócio.

Por exemplo, em 2014, um consumidor alegou ter encontrado um rato na garrafa de Coca-Cola. Esse evento provocou a redução da busca pelo produto e do faturamento da empresa, mesmo a marca sendo tradicional e conhecida no mundo todo.

Outra função importante dos indicadores de risco é impedir que sua empresa seja penalizada em inspeções realizadas pelos órgãos de fiscalização.

Inclusive, por seguir todos os procedimentos de segurança (regulados pelos indicadores de risco), a Coca-Cola foi inocentada do caso, pois a perícia concluiu que as boas práticas adotadas pela indústria impossibilitavam o fato apresentado.

Como escolher os indicadores ideais para minha indústria?

A escolha dos indicadores de risco por sua indústria dependerá dos processos e atividades realizadas, assim como dos equipamentos, quantidade de pessoal e fatores de risco.

A melhor maneira de analisar todas essas informações e conseguir entender quais indicadores de riscos devem ser aplicados é implementando o diagnóstico de processos.

Essa estratégia é realizada por um profissional especializado em segurança e qualidade dos alimentos, capaz de compreender os riscos existentes em sua indústria – que devem ser monitorados continuamente.

Sua indústria também pode contar com o suporte de um profissional durante a escolha dos indicadores, chamado consultor, que ficará responsável por orientar sua decisão, apresentando a importância de cada índice.

Como a Indeba pode ajudar neste processo?

A Indeba é uma indústria química brasileira, que oferece ao mercado soluções completas integradas em higienização e sanitização profissional. Os produtos da empresa são fabricados com materiais e insumos de qualidade comprovada e os processos são assistidos tecnicamente por profissionais qualificados e com larga experiência no ramo.

Além de soluções seguras e de elevada efetividade, a Indeba também oferece aos seus parceiros um serviço de consultoria e diagnóstico de processos.

Através dos relatórios e resultados gerados por esses serviços, sua indústria de alimentos será capaz de escolher os melhores indicadores de risco – evitando os problemas citados anteriormente.

Portanto, venha conhecer o nosso sistema e ser mais um parceiro da Indeba!

Aproveite para conheçer as nossas linhas de produto, a qualidade dos nossos materiais, como também os serviços de consultoria e diagnóstico.

Gostou desse conteúdo? Leia também:


inação total de germes, inclusive seus esporos, por meio de processos físicos ou químicos bastante agressivos e restritos. É um processo utilizado em situações em que é necessária a máxima segurança, como em salas cirúrgicas de hospitais ou em locais de biossegurança, com a eliminação total dos microrganismos.

Para ambientes residenciais e empresas em geral, os especialistas recomendam o processo de higienização, ou seja, uma limpeza seguida de desinfecção.