Sanitização em cervejarias: Saiba mais! - Indeba
Indeba

notícia

Sanitização em cervejarias: Saiba mais!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 >> Postado por Cris

Não sabe como funciona a sanitização em cervejarias?

Para garantir o máximo de qualidade, seu processo de produção de cervejas não deve começar apenas com a escolha do melhor malte, mas também com a higienização correta das superfícies e equipamentos.

Afinal, a sanitização precária pode tanto contaminar seus produtos, assim como impactar no sabor final de cada bebida.

Quer saber mais? Continue lendo esse conteúdo… 

Como funciona o processo de sanitização em cervejarias?

A sanitização em cervejarias envolve o processo de eliminação dos componentes microbiológicos, que colocam em risco a qualidade e segurança do produto fabricado naquelas instalações.

Para alcançar esse objetivo, é necessário seguir algumas etapas cruciais.

Mapeamento dos pontos de riscos

O mapeamento dos pontos de risco das instalações da cervejaria visa identificar quais são os microrganismos presentes em cada ambiente. 

Com base nessas informações, você deve selecionar os produtos mais adequados, tanto para o tipo de superfície em que será aplicado, como também para o agente microbiológico que precisa eliminar. 

Uma vez selecionadas as soluções — que devem ser profissionais e reguladas pela Anvisa — é realmente iniciado a sanitização.

Limpeza e sanitização

Primeiramente, deve-se realizar a limpeza de todos os espaços, equipamentos e demais superfícies presentes no local. Esse processo visa eliminar as sujidades visualizadas a olho nu, através do uso de água e detergentes adequados.

Em seguida, são aplicados os desinfetantes adequados às indústrias de bebidas, como Ácido Peracético, bastante utilizados nas cervejarias.

Atenção: realize cada etapa com bastante cuidado, seguindo as instruções de dosagem e tempo de reação de cada produto. Assim, será possível evitar a contaminação cruzada e a formação de biofilmes. 

Qual a diferença entre a limpeza em cervejarias de pequeno e grande porte?

Em razão da diferença na demanda de fabricação, as cervejarias de pequeno porte possuem instalações menores, menos funcionários e recebem suas matérias-primas em menores quantidades.

Por exemplo, enquanto as pequenas recebem o malte em sacos, as grandes recebem a granel, transportados em caminhões ou big bags. 

Apenas nesse fator há um grande impacto para a sanitização do local, pois os granéis trazem pedaços de madeiras, grãos e demais sujeiras que não podem entrar em contato com as superfícies. Assim, deve-se limpar esses materiais ao recebê-los.

Os riscos são menores nas cervejarias de menor porte, assim, o processo de limpeza acaba sendo mais simples.

De todo modo, independente do porte do seu negócio, sempre é importante adotar métodos e produtos de limpeza profissionais. 

Como a qualidade do processo de sanitização interfere na produção?

A sanitização é um processo importante em todas as empresas, sobretudo no setor de alimentos e bebidas.

Afinal, caso a higienização desses espaços não seja realizada da forma correta, os produtos fabricados podem ser contaminados por microrganismos perigosos à saúde — e até mesmo letais.

E como esses alimentos e bebidas são entregues a outras pessoas, em grande escala, os danos podem ser enormes.

Ainda que não provoque danos à saúde dos consumidores, a sanitização precária das cervejarias também impacta na qualidade e sabor das bebidas. Então, seu negócio deve investir em produtos e técnicas de qualidade!

Conheça a Linha de Alimentos e Bebidas da Indeba!

Garanta o máximo de segurança e qualidade para suas cervejas com os produtos da Indeba!

Nossa linha foi desenvolvida para atender às necessidades de higiene profissional das empresas manipuladoras e processadoras de alimentos e bebidas.

Além de produtos de alta qualidade e testados em laboratórios especializados, também disponibilizamos uma assistência técnica especializada e treinamentos qualificados. 

Dessa forma, sua cervejaria terá acesso ao processo de sanitização mais adequado, dando adeus aos riscos e sujidades presentes nas instalações. 

Entre em contato conosco e fale com um consultor!

Gostou do conteúdo? Leia também:

YouTube
Instagram