Processos de Higienização para a Indústria de Laticínios - Indeba
Indeba

notícia

Processos de Higienização para a Indústria de Laticínios

quarta-feira, 12 de outubro de 2022 >> Postado por Cris

A indústria de laticínios é responsável pela produção de alimentos derivados do leite, como manteiga, creme de leite, requeijão, iogurte, leite condensado, em pó e muitos outros produtos comuns em nosso dia a dia!

Em meio aos processos envolvidos nesse setor, há os de higienização, que garantem grande parte da qualidade e segurança dos alimentos produzidos.

Nesse conteúdo, vamos explicar a importância dos processos de higienização para a indústria de laticínios, assim como as etapas e regulamentações vigentes.

Aproveite a leitura!

Por que o processo de higienização precisa ser específico para a indústria de laticínios?

As matérias orgânicas são as principais fontes de alimentação de microorganismos, patogênicos ou não, as quais também contribuem para a formação do biofilme — colônia bacteriana extremamente perigosa à saúde.

Como os processos de produção de uma indústria de laticínios envolve vários materiais orgânicos e, consequentemente, resíduos, há uma preocupação ainda maior com a higienização desses espaços.

Ainda mais em indústrias responsáveis pela produção de alimentos destinados a crianças e idosos, que correm mais riscos em caso de infecção alimentar, devido à fragilidade natural do organismo.

Portanto, estabelecer e seguir diretrizes rígidas durante a higienização da indústria de laticínios é essencial para garantir a segurança do consumidor.

Etapas do processo de higienização

Para regular a higienização desse setor industrial, a ANVISA estabeleceu em 2002 a Resolução RDC nº 275, que determina duas etapas gerais para esse processo:

  • Limpeza: remoção de sujeiras e partículas acumuladas na superfície, através de ações químicas e mecânicas, como detergentes, escovas, esponjas e água.
  • Sanitização: redução ou eliminação de microorganismos patogênicos, através do uso exclusivo de produtos químicos, como desinfetantes.

Visando dar maior eficiência ao procedimento, grande parte das indústrias seguem as etapas básicas apresentadas abaixo!

Pré-lavagem

Fase inicial da higienização, em que é realizada a remoção das partículas acumuladas na superfície, visíveis a olho nu.

Lavagem

Em seguida, deve ser feita a retirada dos materiais orgânicos, com o uso de produtos químicos de higienização adequados à superfície.

Enxágue

O terceiro passo é enxaguar com água toda a solução aplicada na etapa anterior, eliminando também os resíduos e partículas ainda presentes.

Desinfecção

Também chamada de sanitização, essa etapa consiste na redução ou eliminação dos microorganismos presentes na superfície.

Para isso, deve ser utilizado produtos químicos adequados ao local e objetivo.

Enxágue final

Por fim, remova a solução aplicada anteriormente e libere o espaço para produção!

Métodos utilizados durante o processo de higienização

Os métodos mais aplicados durante a higienização das indústrias de laticínios são:

  • Manual: utilização da força física e escovas para limpeza das superfícies e equipamentos;
  • Imersão: imersão de peças desmontáveis em uma solução com água e detergente, seguidas de escovação;
  • Limpeza sem desmontagem ou Cleaning in Place (CIP): método fechado e automático, que utiliza equipamentos que permitem a limpeza de áreas determinadas do maquinário, sem precisar desmontá-lo;
  • Limpeza com espuma: com o uso de geradores de espumas, é possível otimizar o contato da solução e alcançar superfícies mais altas. Deve ser seguido de escovação.

Regulamentações de higienização

Os processos de higienização de uma indústria de laticínios são tão importantes que possuem algumas normas próprias, cujo cumprimento é obrigatório.

Além das regulamentações determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), essas indústrias também devem atentar-se às regras criadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

As principais são:

  • IN 76/2018
  • IN 77/2018
  • RDC 275/2002.

Cada regulamento determina as manutenções preventivas, procedimentos de higienização, uso de soluções, material para construção de equipamento e demais especificações que impactam na qualidade do produto final.

Além disso, não esqueça de observar as Normas Regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, que visam proteger os colaboradores das indústrias.

Gostou desse artigo? Leia também:

YouTube
Instagram