Responsabilidade no processo de Higienização da sua indústria – Indeba
Indeba

notícia

Responsabilidade no processo de Higienização da sua indústria

quinta-feira, 15 de julho de 2021 >> Postado por Cris

Priorizar a higiene é imprescindível para qualquer tipo de empresa. No entanto, para o setor alimentício, esse cuidado deve ser redobrado. A saúde dos seus consumidores está diretamente ligada às condições de higiene do processo de produção e/ou processamento de alimentos.

Desse modo, indústrias produtoras de laticínios, panificadoras e qualquer outro tipo de empreendimento do ramo, tem a responsabilidade de adotar a desinfecção regular em suas unidades para fornecer segurança alimentar.

Quer saber mais? Leia este post e entenda como esse processo garante qualidade superior aos seus produtos!

Conheça o MBPF, o POP, o PPHO e suas normas

Com a crescente necessidade de produção alimentar em serviços industriais e alimentícios, a alta qualidade e padronização dos processos são cada vez mais necessários.

Dentro deste contexto, boas práticas de fabricação têm um peso fundamental em todos os processos envolvendo manipulação, produção, armazenamento e transporte de produtos, que visam garantir segurança, qualidade e higiene.

Nesse sentido, as ferramentas essenciais para direcionar os procedimentos dentro da empresa são os MBPF (Manual de Boas Práticas de Fabricação), o POP (Procedimento Operacional Padrão), o PPHO (Procedimento Padrão de Higiene Operacional).

Tanto o MBPF e o POP são regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e visam guiar o funcionamento de determinada operação. Seu maior objetivo é prevenir contaminações e a presença de substâncias biológicas, químicas ou físicas nos alimentos, que sejam nocivas à saúde humana.

Já o PPHO é regulamentado pelo Ministério da Agricultura. Porém, seu intuito também é o de estabelecer uma descrição detalhada — ou um roteiro padronizado — de todas as atividades realizadas por uma determinada indústria.

Entenda a diferença entre sanitização, desinfecção e higienização

Como você viu mais acima, é de responsabilidade de qualquer indústria do ramo alimentício seguir as normas estipuladas pela Anvisa em seus processos de higienização. Mas, antes de abordarmos o processo sanitário, você deve entender que todo o processo de higiene consiste em duas etapas essenciais: limpeza e sanitização/ desinfecção.

Limpeza

Esta é a etapa mais simples no processo. Seu objetivo é eliminar a poeira, detritos, materiais orgânicos e inorgânicos e qualquer outro tipo de sujeira. Geralmente, é feito com a ajuda de água e detergente. Embora seja um processo básico, a higienização é essencial para que outros processos tenham maior eficácia.

Se esta etapa for ignorada, certamente gastará mais tempo e produtos para atingir a higiene completa dos ambientes.

Sanitização/ Desinfecção

A sanitização visa reduzir a quantidade de microorganismos e bactérias presentes nas superfícies a níveis aceitáveis e seguros. Para ser considerada eficiente, a sanitização deve abaixar esses níveis de tal forma, que os
microorganismos restantes não sejam capazes de causar danos à saúde humana.

A desinfecção atua na eliminação total de todos os microorganismos e bactérias, com exceção dos esporos bacterianos. O objetivo principal é garantir que não haja possíveis fontes de contaminação que possam
causar doenças aos seres humanos.

Saiba qual é a importância da higiene na indústria de alimentos

Executar os processos de higiene na indústria alimentícia é mais do que um simples procedimento. A manipulação, fabricação e manuseio de alimentos representa uma enorme responsabilidade social.

Como você viu até aqui, toda empresa do setor de alimentos tem a responsabilidade de seguir as boas práticas de higienização estabelecidas pela Anvisa, a fim de garantir que seus processos industriais ocorram com segurança e livres de contaminações.

Para obter êxito completo nessa tarefa, vale a pena contratar uma empresa especializada em serviços industriais de higiene, bem como a assistência para identificar o POP que se encaixe na realidade do seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Então, acesse o portal da Indeba e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio!