Como monitorar o processo de higienização dos shutters? – Indeba
Indeba

notícia

Como monitorar o processo de higienização dos shutters?

domingo, 10 de outubro de 2021 >> Postado por Cris

Qualquer indústria do setor alimentício sabe da importância de implementar métodos de limpeza e sanitização de seus equipamentos. A higienização dos shutters — reforço metálico para os sistemas de ventilação do maquinário industrial —, por exemplo, é um aspecto que também deve ser monitorado bem de perto.

Afinal, toda a extensão das máquinas usadas no processo de fabricação dos alimentos precisam ser desinfetadas, caso contrário, podem trazer consequências negativas na segurança alimentar, reduzir o tempo de vida dos insumos e outras perdas para o negócio.

Nesse sentido, é fundamental ter um procedimento eficaz de monitoramento da limpeza dessa área. Veja mais sobre o assunto a seguir!

Entenda o que é o monitoramento de limpeza

Conforme a terminologia indica, trata-se de uma série de processos realizados em todos os setores do ambiente industrial, com o objetivo de determinar se a limpeza foi executada com eficiência. A partir disso, é possível descobrir se os métodos e produtos utilizados para eliminar os microorganismos prejudiciais à fabricação alimentícia foram adequados e cumpriram seu objetivo.

Saiba como esse monitoramento é realizado

Independentemente de como a higienização dos shutters é feita, o monitoramento é sempre executado com base em testes de limpeza, com a periodicidade que se encaixa nas necessidades da indústria. Em suma, existem dois principais métodos de monitoramento, que você pode ver abaixo.

Método da medição de ATP

Todos os organismos vivos apresentam Adenosina Trifosfato; ou seja, grande parte dos alimentos têm ATP por natureza. Assim, sempre que existirem resíduos de alimentos ou outras sujidades orgânicas nos shutters, é possível medir o nível de ATP presente.

Para realizar essa medição, utiliza-se um equipamento com bioluminescência. Assim que a superfície é exposta a um agente químico e um substrato produtor de luz que reage por ATP, indica a presença de microorganismos residuais. 

Método APC ou TPC

A prática APC (Aerobic Plate Count), ou TPC (Total Plate Count), é usada para indicar o nível de bactérias em uma superfície após o processo de limpeza. Esse método não mede a quantidade de bactérias presentes na região, mas exibe o número de bactérias que conseguem se reproduzir na presença de oxigênio, sob temperaturas médias — entre 30º e 37ºC.

Entretanto, vale ressaltar que esse procedimento não indica a presença de microorganismos patogênicos. Para que ele seja efetivo, as amostras precisam ser colhidas e incubadas por um período de 48 horas.

Descubra porque investir no monitoramento de limpeza

Depois de monitorar a limpeza dos shutters em seu ambiente industrial, é necessário analisar os dados gerados. Com isso, é possível determinar quais são os riscos e impactos na produção, bem como o que pode ser feito para corrigir as falhas. A maior vantagem do monitoramento é a possibilidade de prever erros de produção e procedimentos de limpeza. Assim, a empresa fica menos sujeita a prejuízos relacionados à segurança sanitária e financeira.

Para liberar sanitariamente a higienização dos shutters, tanto o método ATP quanto o APC são altamente eficazes. Contudo, vale lembrar que esses procedimentos nem sempre se correlacionam — níveis baixos de ATP não significa baixa contagem de APC. Nesse sentido, os dois procedimentos de monitoramento são amplamente indicados.

É importante destacar que a coleta das amostras deve ser feita após a limpeza, mas antes da sanitização. Só assim é possível medir a eficácia da limpeza, que deve remover 99,5% dos sólidos orgânicos e atividade microbiana.

Em geral, os shutter precisam estar livres de resíduos visuais — principal indicativo de falhas no processo de limpeza. Isso porque, a presença de resíduos sólidos pode interferir nos métodos de monitoramento e gerar dados inconclusivos.

Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso portal de notícias e confira outros conteúdos incríveis com este!