Como evitar a contaminação alimentar em açougues e fiambrerias? - Indeba
Indeba

notícia

Como evitar a contaminação alimentar em açougues e fiambrerias?

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022 >> Postado por Cris

A contaminação alimentar é um risco presente em todas as empresas do setor alimentício, com destaque para os açougues e as fiambreiras.

Os riscos nesses ambientes são maiores, pois, as carnes — principal produto deste segmento — são alimentos úmidos e com alto teor de proteínas, características que favorecem a proliferação de microrganismos no ambiente, incluindo os nocivos. 

Com essa razão, tanto os gestores como funcionários dessas empresas devem estar sempre atentos aos cuidados de como evitar a contaminação alimentar. Continue lendo para descobrir os principais.

Por que cada tipo de indústria de alimentos precisa de um processo específico de higienização?

O setor industrial alimentício engloba uma série de tipos de atividades, voltados a atividades de transformação de matérias-primas alimentares, bebidas, embalagens e distribuição. Os principais são:

  • Alimentos frescos;
  • Alimentos preparados;
  • Alimentos embalados;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Bebidas não alcoólicas.

E como cada indústria é focada na produção de determinado alimento ou bebida, suas necessidades, características e até insumos trabalhados acabam sendo diferentes, impactando diretamente nos processos de higienização aplicados.

Por exemplo, os riscos microbiológicos de uma indústria láctea são diferentes daqueles que podem existir em açougues, dado que as matérias-primas trabalhadas atraem organismos distintos.

Dessa forma, ao determinar os processos de higienização de uma indústria de alimentos, o profissional não deve apenas considerar o setor alimentício, como também as atividades e insumos utilizados durante a operação da fábrica.

Como funciona a higienização de açougues e fiambrerias?

Os processos de higienização de açougues e fiambrerias devem ser suficientes para combater os microrganismos patogênicos atraídos pelas carnes — principal produto deste segmento. 

Por exemplo, a limpeza desses ambientes deve ser diária, ao final do expediente ou quando houver o acúmulo de muita sujeira, englobando os pisos, rodapés, ralos, utensílios, bancadas e superfícies de manipulação de alimentos.

As demais áreas que não entram diretamente em contato com as carnes podem ser higienizadas semanalmente ou mensalmente, como as paredes, portas, janelas, armários, coifas, refrigeradores, interruptores, tomadas e luminárias.

Outra dica importante para a higienização de açougues e fiambrerias é possuir produtos de limpeza adequados ao ambiente e produzidos por marcas de confiança. Na Indeba, você encontra excelentes soluções e ainda possui o suporte de uma equipe especializada para treinar seus colaboradores e garantir um excelente resultado na higienização.

Além disso, todas as atividades, incluindo as de limpeza, devem seguir os regramentos estabelecidos pela legislação da região, evitando problemas com a vigilância sanitária.

Cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação alimentar 

A contaminação alimentar nos açougues e fiambrerias é, principalmente, proveniente da má higienização desses espaços. 

Para evitar essa contaminação alimentar, além de seguir as orientações acima, os funcionários também devem adotar alguns cuidados de segurança sanitária durante a manipulação dos alimentos. 

Separamos abaixo os principais:

  • Manter as carnes constantemente sob uma temperatura entre 0 °C e 4 °C;
  • Lavar as mãos antes e após manipular os alimentos;
  • Utilizar apenas produtos de limpeza certificados pela Anvisa ou MAPA;
  • Realizar o controle da saúde dos manipuladores;
  • As carnes vermelhas devem ser expostas separadamente das aves e suínos;
  • Adotar o controle integrado de pragas e vetores;
  • Instalar tela nas janelas, ralos sifonados e tampados;
  • Realizar o controle de água com lavagem periódica da caixa d’água.

A contaminação alimentar nos açougues e fiambreiras é um risco sério, tanto para sua empresa, como para seus consumidores!

Portanto, adote todas as recomendações acima, otimize os processos de higienização do espaço e garanta maior segurança para todos.

Gostou do conteúdo? Leia também:

YouTube
Instagram