Confira os elementos necessários para Potencializar sua Higienização – Indeba
Indeba

notícia

Confira os elementos necessários para Potencializar sua Higienização

quinta-feira, 10 de junho de 2021 >> Postado por Cris

Investir pesado na limpeza e desinfecção de instalações, superfícies e equipamentos da indústria alimentícia é o mínimo a se fazer para garantir a produção segura de alimentos. Contudo, sabemos que o processo de elaborar e executar um sistema padrão de limpeza não é tarefa fácil.

Isso porque, cada item presente no ambiente de manipulação dos insumos necessita de métodos diferentes de sanitização. Algumas superfícies serão higienizadas com mais facilidade e rapidez, e outras precisarão de maior energia aplicada — ação química, ação mecânica, temperatura e tempo de ação — para remover as impurezas.

Pensando em te ajudar nessa tarefa, elaboramos este conteúdo com dicas que podem potencializar sua higienização. Confira as instruções a seguir!

Círculo de Sinner e suas propriedades

Em suma, o Círculo de Sinner consiste em uma combinação de fatores que contribuem para a remoção completa de sujidades com rapidez e eficiência. Esse sistema determina que a temperatura, a ação química, o tempo de ação e a ação mecânica são essenciais para o sucesso de qualquer processo de higienização.

  • Temperatura: expor a sujidade ao calor ou ao frio pode acelerar ou dificultar sua remoção, como a graxa e gordura que saem mais facilmente quando submetidas ao calor;
  • Ação química: produtos de limpeza, em geral, facilitam o processo de remoção de sujidades, quebrando as forças de ligação entre a sujeira e as superfícies;
  • Tempo de ação: deixar determinado produto químico agir conforme indicado nas instruções de uso contribui para a remoção facilitada das sujidades;
  • Ação mecânica: consiste na força física utilizada para remover determinada sujidade. Por isso, é importante usar o equipamento ideal nessa tarefa.

Esses fatores, quando aplicados corretamente, tornam a higienização de ambientes menos trabalhosa. Um bom exemplo dessa aplicação é ao lavar louça com água fria. Nesse cenário, você precisará esfregar a louça com mais força (ação mecânica) e usar mais detergente (ação química) para limpá-la completamente.

Métodos que potencializam a higienização

Como você viu acima, o Círculo de Sinner te ajudará a potencializar sua higienização. Agora, vamos falar sobre os métodos de limpeza que podem ser melhorados quando são usados juntamente com os princípios do Círculo.

Limpeza manual

Forma simples de sanitização, normalmente utiliza-se apenas a ação mecânica juntamente com algum detergente e água. Contudo, diferentes instrumentos podem ser usados para potencializar essa limpeza, como escovas, raspadores, instrumentos abrasivos, mangueiras e pistolas de água, ou mesmo a lavagem com água quente.

Lavagem com espuma e gel

Esse modo de limpeza visa evitar a ação mecânica completamente. Ele consiste em espalhar a espuma ou o gel sobre a superfície suja e deixar o produto aplicado agir por um tempo determinado. Concluída a ação química, basta remover os resíduos com água e finalizar a limpeza.

Limpeza CIP

Essa metodologia de limpeza é especialmente utilizada para higienizar equipamentos e circuitos fechados. A sigla representa o termo em inglês “Cleaning in Place”. O método consiste na aplicação de água em uma temperatura específica, detergente e solvente a uma pressão adequada, a fim de garantir a limpeza completa do equipamento sem precisar desmontá-lo.

Suporte de uma empresa especializada

Todas as informações citadas até aqui serão bastante úteis no processo de higienização dos seus ambientes industriais. Contudo, sabemos que colocar em prática tudo isso por conta própria é bem desafiador.

Nesse sentido, vale a pena contar com o auxílio de uma empresa especializada em serviços de desinfecção e comercialização de produtos químicos para limpeza. Os profissionais dessas companhias são altamente capacitados para manusear os equipamentos industriais, bem como orientar sobre a aplicação correta dos produtos utilizados.

Clique aqui para entrar em contato e potencializar a higienização da sua indústria!