Você sabe o que é cavitação de bombas? Veja como a equipe técnica Indeba pode te ajudar! - Indeba
Indeba

notícia

Você sabe o que é cavitação de bombas? Veja como a equipe técnica Indeba pode te ajudar!

terça-feira, 29 de novembro de 2022 >> Postado por Cris

A cavitação de bombas é um problema bem prejudicial para seu sistema hidráulico. 

Embora a formação e colapso de bolhas dentro de bombas não pareça um problema grande à primeira vista, elas podem provocar diversos danos no seu sistema, como a redução da capacidade de bombeamento, prejuízo no funcionamento de componentes, ruídos excessivos e muito mais!

Nesse sentido, quanto antes você resolver o problema, melhor. 

A seguir, falamos um pouco mais sobre a cavitação de bombas e a forma da equipe técnica Indeba te ajudar! Continue a leitura…

O que é cavitação de bombas?

Cavitação de bombas é a condição de formação de bolhas de vapor nos interior devido à vaporização de bolhas nos sistemas hidráulicos. 

As bolhas não são ar e sim cavidades — por isso, o nome cavitação —  que ao passar pelo impulsor para as bordas externas ganham mais pressão e, ao estourar, produzem uma grande força. 

Assim, podem ocorrer diversos problemas no sistema, como trincas e descolamento de material da superfície, redução da capacidade de bombeamento da máquina, entre outros. 

Em casos piores, o fenômeno pode prejudicar o funcionamento de válvulas, tubulações e vários outros componentes de um sistema hidráulico. 

Trata-se de um fenômeno comum, sobretudo em bombas centrífugas e sistemas de caldeiras.

Como funciona a cavitação de bombas na prática?

Basicamente, o processo de formação da cavitação é o seguinte:

  1. Durante a aceleração do fluido, a pressão pode abaixar para uma pressão inferior à de vapor do líquido;
  2. Se ocorrer, o líquido entra em ebulição e vaporiza dentro do sistema, formando bolhas de vapor;
  3. Essas bolhas podem ser carregadas para outra região de maior pressão, provocando colapsos rápidos e violentos e formando o líquido novamente;
  4. Caso esse processo ocorra perto de uma superfície sólida, os colapsos violentos podem trincar microscopicamente o material. 

Em resumo, a cavitação ocorre quando a vazão e a pressão são inadequadas ao líquido, entrando em descompasso e formando bolhas. O problema pode ocorrer por diversos motivos e, geralmente, afeta os seguintes componentes: 

  • Válvulas
  • Impulsor
  • Bombas de água e óleo
  • Turbinas hidráulicas
  • Pistões de automóveis

O que fazer em caso de cavitação de bombas na minha indústria?

Primeiro, você precisa identificar o problema. Em geral, os indícios da cavitação das bombas são pequenas explosões, furos, rachaduras e lascamento de componentes internos (especialmente, o impulsor), falhas de vedação/rolamento, consumo de energia maior que o normal e vibrações excessivas. 

Além disso, o sinal mais comum para quem está de fora é o ruído, como se fosse um bombeando de bolinhas ou cascalho circulando pela bomba. Nesse caso, o mais recomendado é desligar o sistema e chamar uma equipe técnica o quanto antes.

Veja como a equipe técnica Indeba pode te ajudar

Uma das causas comuns da cavitação de bombas é o bloqueio na tubulação ou mangueira próxima à bomba por detritos, de modo que a recomendação é limpar os bloqueios e as linhas de sucção. 

Com 50 anos de atuação, a Indeba oferece diversas soluções personalizadas de limpeza e desinfecção profissional, além de uma assistência técnica altamente qualificada para te atender. 

Temos abrangência nacional e podemos te ajudar com a questão da cavitação de bombas, identificando a causa do problema e resolvendo o problema para sua empresa! 

Disponibilizamos a nossa linha de produtos CIP para efetuar uma boa limpeza e/ou esterilização controlada dos equipamentos dos sistemas hidráulicos. Essa linha se baseia no método CIP, desenvolvido para a limpeza e desinfecção automática das máquinas.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

YouTube
Instagram