Confira as principais Etapas do Processo de Limpeza CIP – Indeba
Indeba

notícia

Confira as principais Etapas do Processo de Limpeza CIP

segunda-feira, 21 de junho de 2021 >> Postado por Cris

A higiene será sempre um fator chave quando pensamos na indústria, especialmente no processamento de alimentos. As práticas de higiene minimizam a presença de microorganismos nocivos à nossa saúde e garantem a integridade física do nosso corpo. 

Isso requer uma boa limpeza e/ou esterilização controlada do equipamento usado nos processos. A limpeza de CIP mostrou um recurso eficiente para a indústria alimentícia — especialmente as que atuam na fabricação de embutidos — para manter as máquinas limpas e esterilizadas.

Quer saber como esse método de limpeza funciona? Então, continue acompanhando este conteúdo a seguir para aprender tudo sobre o assunto!

Conheça as diferenças de limpeza

As empresas devem sempre investir em limpeza e desinfecção de equipamentos. De acordo com o ASME (American Society of Mechanical Engineers), há três categorias de classificação de ambientes: Clean (Limpo), CIP (Clean in Place) e Cleaning (Limpeza). 

O método CIP foi desenvolvido para limpeza e desinfecção automática das máquinas de embalagem e dispositivos de processamento sem exigir uma montagem e desmontagem das peças. 

O sistema funciona aplicando a circulação e recirculação dos produtos sanitizantes e desinfetantes, bem como soluções de enxágue até a limpeza completa do circuito fechado.

Entenda as outras classificações definidas pela ASME:

  • Clean (Limpo): remoção de sujeiras, detergentes e outros agentes contaminantes de superfícies;
  • Cleaning (Limpeza): elimina a sujeira, resíduos, detergentes ou outras impurezas superficiais para obter certas superfícies pré-determinadas.

Saiba quais os benefícios de aplicá-la

Os benefícios de utilizar esse tipo de limpeza é que ela reduz o impacto sobre o ambiente e os custos operacionais com água e esgoto. Também evita a superdosagem de detergente, garantindo os mais altos níveis de segurança alimentar.

Outras vantagens incluem a identificação automática das soluções, garantindo uma precisão maior no controle de uso dos produtos; possibilidade de alterar a quantidade utilizada de produtos sem pausar a operação; proporciona segurança operacional, já que os operadores não precisam entrar nas máquinas para realizar a limpeza.

Confira as etapas do processo de limpeza CIP

Veja mais abaixo os principais ciclos de limpeza CIP mais executados.

Enxágue

A água circula pelo sistema a temperatura recomendada de ambiente a no máximo 40°C. A água utilizada deverá respeitar os requisitos de qualidade exigidos de acordo com sua finalidade. 

De todo modo, é possível usar água potável, água desmineralizada, água purificada, água reutilizada do último ciclo de lavagem da limpeza anterior, ou até mesmo a mistura de uma delas. 

Limpeza com agente alcalino

O agente alcalino circula ao longo do sistema a uma concentração pré-definida, em uma temperatura padrão de 80°C. 

Enxágue intermediário

A água passa pelo sistema em temperatura ambiente a fim de remover a maior parte do produto alcalino restante para não diminuir o efeito do agente ácido. 

No entanto, a qualidade da água utilizada nesta etapa dependerá do tipo de instalação e dos requisitos da qualidade do produto. O ideal é utilizar água desmineralizada ou água purificada.

Obs.: proceder com o teste de fenol ou pH da água para atestar isenção ou redução de alcalinidade livre residual nos equipamentos.

Limpeza com agente ácido

Nesta fase, é necessário manter a presença do agente ácido na concentração pré-determinada. Ele deve circular por dentro do sistema a uma temperatura entre 50 e 65°C.

Enxágue final

Esta fase requer a água circulando do sistema de temperatura ambiente e visa remover qualquer resíduo dos produtos usados nos ciclos anteriores. A água utilizada neste ciclo deve atender às mesmas exigências que a água utilizada na produção dos alimentos. 

Dependendo dos requisitos especiais de cada dispositivo, o tempo médio para excelente limpeza é de aproximadamente 1 hora. Vale a pena lembrar que a limpeza da CIP não é necessária apenas para a indústria alimentícia, mas também para outras atividades de fabricação, como produtos lácteos, bebidas e dieta e comida farmacológica. 

Para garantir que todo o processo seja realizado corretamente, a Indeba oferece um serviço de acompanhamento e diagnóstico durante a limpeza.

Agora que você já sabe como a limpeza CIP funciona, entre em contato com a Indeba e veja o que podemos fazer pelo seu empreendimento!