Higienização para clínicas: qual a importância e como fazer? - Indeba
Indeba

notícia

Higienização para clínicas: qual a importância e como fazer?

Higienização para clínicas

segunda-feira, 22 de abril de 2024 >> Postado por Tiago Soares

Geralmente locais de atendimento de pacientes, como clínicas, são propensos a proliferação de microorganismos, bactérias, doenças e para evitar a propagação é preciso ter uma higienização regular. 

Dessa forma, vai evitar que ocorra contaminação cruzada e prejudique a saúde dos colaboradores e também de outros pacientes. 

Qual a importância da higienização das clínicas? 

Todo ambiente ligado à saúde precisa de uma higienização adequada e que siga padrões rigorosos. Uma vez que é um local que diversas pessoas frequentam, como pacientes, equipe médica e acompanhantes, pois tem pessoas que estão doentes e podem transmitir, se a clínica não estiver sendo higienizada regularmente. 

A princípio é fundamental manter constantemente a limpeza para evitar a propagação de infecções, doenças e reduzir consideravelmente os riscos de contaminação cruzada dos pacientes. 

As instalações a exemplo dos equipamentos devem estar constantemente recebendo higienização e manutenção para que sua vida útil se prolongue e também tenham um funcionamento eficaz, assim diminui bastante a necessidade de consertos e até mesmo de substituições. 

Também é importante manter o ambiente higienizado para oferecer aos pacientes segurança e confiança, a fim de que sintam-se seguros em frequentar a clínica e também passa uma credibilidade a mais.

Os órgãos governamentais cobram de locais ligados à saúde padrões de limpeza definidos que são essenciais para garantir o bem-estar da sociedade e principalmente das pessoas que estão diariamente no local. Quando alguma clínica desobedece os que foi pré-estabelecido sofre penalidades e também pode até chegar a ser fechada.

Veja como deve ser feita a higienização das clínicas 

Ter um bom planejamento de como vai acontecer a higienização é fundamental para que técnicas sejam aplicadas corretamente e alcance os resultados esperados. 

Um dos erros que as clínicas podem cometer é não seguir corretamente o padrão de limpeza, assim comprometer a saúde dos seus pacientes e também dos colaboradores. Por isso, o ideal é que a higienização aconteça da seguinte forma: 

  • Limpar regularmente as superfícies: Mais de uma vez ao dia as superfícies (mesas, balcões, cadeiras) devem ser limpos e também os equipamentos médicos;
  • Desinfetar áreas críticas: As salas dos procedimentos, como também o consultório e os banheiros precisam ser monitorados para saber os momentos necessários para desinfectar;
  • Descarte correto dos resíduos: É de suma importância estar atento aos descartes dos resíduos de medicamentos e os materiais contaminados, devem ser jogados de acordo com as diretrizes estabelecidas;
  • Produtos de qualidade: Os produtos de limpeza que são usados na higienização precisam ser qualidade e de empresas confiáveis, para garantir resultados adequados e prolongados;
  • Equipe treinada: A limpeza tem que ser por uma equipe especializada, que tenha técnicas adequadas para realizar a higienização do ambiente e dos equipamentos de acordo com os padrões. 

Além dessas questões que precisam ser levadas a sério para manter a clínica mais segura possível, os seus colaboradores responsáveis pela higienização tem que estar de luvas e de máscara para se proteger, e também evitar a contaminação cruzada.

Principais dicas para não errar na higienização das clínicas 

Para não ter erro no momento de higienização é importante estar atento a alguns critérios básicos que são fundamentais para uma limpeza adequada e que cumpra com as normas exigidas. Estas são uma das principais dicas para não errar no momento da higienização:

  • Varrer o local de forma úmida, tem rodos específicos para isso, assim as partículas não são suspensas no ar;
  • Limpar primeiramente os locais com menos contaminação, como a sala de espera, e só depois ir para os locais mais críticos;
  • As superfícies devem ser higienizadas em um único sentido, de cima para baixo;
  • O álcool usado para a limpeza dos equipamentos e balcões deve ser no mínimo 70;
  • Desinfectar regularmente os baldes, vassouras e panos com hipoclorito de sódio;
  • Orientar sempre a equipe e procurar meios para atualizar sobre técnicas;
  • Disponibilizar equipamentos de segurança apropriados e exigir o uso do início ao fim da higienização. 

Além dessas dicas primordiais tem mais uma que faz a total diferença: Registrar as datas da higienização, assim consegue monitorar e também perceber se as técnicas que estão sendo aplicadas trazem resultados. Sobretudo, é  importante usar produtos de limpeza de qualidade que não tragam alergia e também garantem bons resultados.

Como criar um mapeamento da limpeza da clínica? 

Uma boa forma para certificar se a limpeza está sendo realizada com qualidade e atendendo todas as normas é fazer um mapeamento do ambiente. Ou seja, determinar e supervisionar as áreas de limpeza e outras questões. 

A princípio é necessário ter escrito quais são as áreas críticas que precisam de mais atenção, após isso listar as tarefas e a sequência de cada uma, como também a forma que serão realizadas. 

No mapeamento precisa ter a frequência de cada tarefa e também quais são os colaboradores responsáveis por cada uma. De tal maneira, que facilita para que todo o ambiente e equipamentos estejam sendo limpos constantemente. 

É bom ter um cronograma de limpeza detalhado que inclua todo o processo, seus horários e os produtos usados, assim é possível verificar com mais facilidade se as normas são atendidas corretamente. 

Além disso, é importante avaliar periodicamente o mapeamento e identificar quais são as áreas e técnicas que precisam de ajustes e também escutar a equipe e perceber quais aspectos precisam ser melhorados e mudados.

Por que os produtos de limpeza da Indeba são de qualidade? 

Não há dúvidas, que para uma higienização eficaz é preciso usar bons produtos de limpeza que são encontrados na Indeba, que investe em pesquisa e desenvolvimento para garantir que os seus produtos tenham um alto padrão de eficiência.

A matéria-prima usada na elaboração é escolhida minuciosamente para assegurar que os benefícios sejam alcançados e na fabricação a tecnologia é de ponta e sustentável. Além disso, em toda etapa de produção há um monitoramento para verificar o controle de qualidade, e também se as normas sanitárias estão sendo seguidas à risca. 

Nesse sentido, promove aos seus clientes produtos de limpeza que são ideais para diversas superfícies e principalmente não colocam em risco a saúde de ninguém.

Veja Também:

YouTube
Instagram