Como passivar equipamentos de inox? - Indeba
Indeba

notícia

Como passivar equipamentos de inox?

sábado, 1 de outubro de 2022 >> Postado por Cris

Não sabe como passivar os equipamentos de inox da sua indústria de alimentos e bebidas?

A conservação dos equipamentos industriais é fundamental para garantir o funcionamento pleno da organização, assim como a segurança dos produtos. 

No caso da passivação, esse processo ajuda a diminuir as incidências das ferrugens nos equipamentos e suas respectivas consequências. Continue lendo para saber mais!

O que é passivar?

Passivar equipamentos de inox consiste na aplicação de agentes químicos e processos de ativação responsáveis por provocar reações nos compostos do material com o ambiente.

Inclusive, o termo “passivo” é devido ao fato de que o aço não é mais reativo.

Com isso, a carcaça dos equipamentos e utensílios fica protegida e mais resistente, principalmente a agentes corrosivos e ações do ambiente. 

Por que é importante realizar esse processo em equipamentos de inox?

Ao longo do tempo, a camada passiva dos equipamentos pode ser danificada ou removida por reações químicas, danos físicos ou abrasão física — como soldagem, escovação, esmerilhamento e raspagem.

Inclusive, a causa para as ferrugem é justamente a ocorrência de danos mais rápido do que o tempo de recuperação natural da camada passiva, que pode ser retardado pelos produtos processados ou pelos produtos químicos de limpeza.

Por exemplo, no caso das empresas do setor de processamento de alimentos e bebidas e do setor de ciências da vida, o ideal é possuir uma camada passiva mais eficaz, dado que o interior de tubos e vasos é vulnerável a danos devido ao estresse que ficam em contato. 

Assim, ao invés de esperar pelo tempo de cura natural, o recomendado é que as empresas e indústrias realizem a passivação dos equipamentos de inox, restaurando os possíveis danos causados à camada passiva, impedindo a ocorrência de ferrugem e aumentando a resistência e durabilidade das peças.

Quando passivar os equipamentos?

Mesmo não existindo uma regra sobre o momento ideal para passivar os equipamentos de inox, é recomendado que essas superfícies passem pelo procedimento nas seguintes situações:

  • Antes do primeiro uso;
  • Após reparo ou modificação no equipamento;

Além disso, a empresa deve ficar atenta a forma como o equipamento é utilizado, assim como os produtos (e a frequência) aplicados nessa superfície para identificar a periodicidade de realização do processo. 

Por exemplo, enquanto algumas companhias apenas precisam passivar os equipamentos anualmente, outras, que trabalham com produtos ácidos e corrosivos, deverão realizá-lo com maior frequência.

Como a passivação impacta na indústria de alimentos?

A ferrugem é um perigo nas indústrias de alimentos e bebidas, pois provoca um risco de contaminação dos produtos fabricados. Com isso, a empresa ficaria sujeita a problemas de segurança e até mesmo responsabilidades jurídicas

Além disso, o aço não reagente gerado pela passivação é super benéfico para os equipamentos de processamento de alimentos, bebidas e instalações de sala limpa.

Como passivar equipamentos de inox?

Antes de iniciar o processo de passivação, é necessário limpar as superfícies dos equipamentos, eliminando todas as graxas orgânicas e óleos minerais ou de silicone, caso contrário, o ácido passivante não vai atingir o metal sob a graxa, impedindo a passivação integral. 

Durante esse processo de limpeza é fundamental utilizar produtos capazes de dissolver essas impurezas. 

Dica: valide a etapa de desengorduramento com um teste de cânfora, repetindo o processo se for necessário.

Uma vez eliminadas as gorduras, está na hora de remover qualquer ferro livre ou composto de ferro da superfície do equipamento, impedindo que a substância crie um local onde a corrosão pode continuar. 

Por isso, aplique um oxidante — como Ácido Cítrico ou Ácido Nítrico — para forçar a conversão do metal cromo na superfície para a forma de óxido, criando uma camada passiva protetora na superfície.

Conheça a linha CIP Indeba para equipamentos de inox!

A Linha CIP da Indeba possui os produtos que você precisa para seus equipamentos de inox!

Inclusive, a linha conta com o PRIMMAX CIP NITRO, uma solução à base de ácido nítrico, ideal para limpeza por circulação (CIP) em Indústrias de Alimentos e Bebidas.

Conheça nossa linha completa e faça seu orçamento!

YouTube
Instagram