Boas práticas de limpeza para cozinhas profissionais – Indeba
Indeba

notícia

Boas práticas de limpeza para cozinhas profissionais

sexta-feira, 7 de agosto de 2020 >> Postado por Dilson Barros

Para que a limpeza para cozinhas profissionais seja realizada de maneira eficiente, somente água e sabão não é suficiente. É preciso estar ciente de que alguns cuidados são essenciais, como utilizar produtos, acessórios e equipamentos destinados especificamente a esse processo de higienização.

Ao adotar determinadas medidas, é possível inibir a formação de culturas reprodutivas de germes e bactérias. Dessa forma, tudo que for utilizado na limpeza desse ambiente, deverá ser de uso exclusivo e, em hipótese alguma, deverá ser usado em outros locais.

Continue lendo e saiba mais sobre a higienização de cozinhas profissionais!

Etapas de limpeza em cozinhas profissionais

Em uma cozinha profissional, encontramos sujidades incrustadas, como gorduras, restos de comida, migalhas, doces que podem atrair formigas, temperos, além de poeira, e uma infinidade de restos de comida que são, sem dúvida alguma, muito atraentes para as bactérias.

Tudo isso pode causar a contaminação não só dos clientes, como também dos colaboradores. Dessa forma, o objetivo da limpeza técnica é, portanto, restaurar os padrões de limpeza e desinfecção dos locais onde ocorrem a manipulação de alimentos.

Planejamento é fundamental

A higiene em uma cozinha profissional é um verdadeiro desafio. Sem um protocolo de higienização e um planejamento bem-feito, essa tarefa pode ser motivo para erros e contaminações cruzadas. 

Uma cozinha profissional abriga uma enorme quantidade de ferramentas e nela ocorrem diversas atividades. Dessa forma, a higienização é uma responsabilidade que deve ser levada à sério por todos os envolvidos, afinal quanto mais bagunça, mais falhas irão acontecer, prejudicando o negócio em questão. 

Essas falhas têm a capacidade de gerar problemas graves, como a contaminação dos alimentos e a transmissão de doenças. Para evitar isso, é indispensável um cronograma de tarefas e elaborar um manual de procedimentos.

Higienize bem os utensílios

Na Higiene da cozinha profissional , os utensílios devem ser limpos com água e detergente de qualidade. Uma sugestão de procedimento é submergir estas ferramentas em água com detergente, esfregá-las e em seguida proceder com o enxágue, por fim utilizar álcool a 70 para proceder com a desinfecção, caso opte por uma solução clorada ou de quaternários de 5ª geração, proceder com um banho de guarda “Molho” por no mínimo 10 minutos e enxaguá-los ao fim deste processo.

Lavar pisos e as bancadas

Um ponto que precisa de atenção é a higiene das bancadas, pisos e pias. Eles devem ser lavados diariamente ou quando se fizer necessário. Para um efeito melhor, use solução de detergente e por fim uma solução clorada ou de quaternários de 5ª geração, deixando agir por no mínimo 10 minutos e enxaguá-los ao fim deste processo.

Atenção especial em cozinhas profissionais de hotéis

A higienização em um hotel deve ser constante. Principalmente na cozinha do restaurante, pois neste local são preparadas as refeições para os hóspedes. Erros por falta de higiene, na manipulação dos alimentos ou no uso incorreto de EPI’s pelos colaboradores podem resultar na contaminação dos hóspedes.

Por isso, é preciso estar atento aos produtos de higienização utilizados, se eles são aprovados pela Anvisa, e em como é feita a conservação dos alimentos. Além disso, é fundamental se certificar de que o local segue todas as exigências legais da Vigilância Sanitária.

Gostou desse conteúdo que preparamos para você? Então confira a Linha de Produtos para Cozinhas Industriais da Indeba!