Higienização Básica para Hotéis: Guia Completo
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Conheça o processo de higienização básico para hotéis de pequeno, médio e grande porte

sexta-feira, 31 de maio de 2019 >> Postado por Dilson Barros

Conheça o básico de procedimentos e rotinas para higienização de hotéis.

Em tempos em que as avaliações, indicações e aplicativos de hospedagem são as principais referências para possíveis hóspedes, é fundamental prezar a qualidade nos serviços prestados desde de a recepção até o check out desses clientes.

Uma avaliação ou um comentário negativo sobre a higiene do hotel é garantia de perda desses visitantes. Assim, toda a atenção dada à rotina de higienização também é potencialmente compensadora. Por isso, confira a seguir os procedimentos básicos de higienização para hotéis de pequeno, médio e grande porte.

Rotina de higienização básica para hotéis

A melhor forma de garantir um ambiente limpo e acolhedor para os hóspedes é definindo uma rotina de trabalho. O principal desafio no alinhamento dos procedimentos de higienização para a equipe da governança é o fator humano.

Portanto, após a definição da rotina, alinhamento dos processos e a implantação dos procedimentos, a padronização estabelecida devem ser seguidas por toda a equipe da governança. Assim, seu hotel garante o mesmo cuidado e nível de excelência nas áreas comuns e apartamentos do hotel.

Os benefícios de adotar uma rotina bem planejada e garantir a padronização da higienização são percebidos na economia de recursos, no uso correto de produtos de limpeza e outros materiais.

Vamos agora abordar os procedimentos de higienização para diferentes ambientes. Acompanhe.

Lavanderia

Grande parte das redes de hotéis do Brasil oferecem serviço de lavanderia que, por excelência, deve ser um ambiente asseado. Para que o cliente sinta-se contemplado ao contar com esse serviço, dê total atenção aos seguintes pontos relacionados às higienização:

  • Atenção às manchas: retornar todas as roupas e enxoval impecáveis e sem manchas. Para isso, observe a qualidade dos produtos químicos utilizados, assim como a quantidade necessária para chegar ao resultado desejado;
  • Organização: devolver as roupas devidamente organizadas, passadas e sem estragos. Para isso, se deve manter um procedimento de catalogação eficiente, além do treinamento da equipe da lavanderia;
  • Produtos: utilizar produtos adequados para prolongar a vida útil dos enxovais e garantir a limpeza de roupas dos clientes;
  • Otimização dos processos: investir em otimização. Hoje a automação das máquinas é o principal aliado para otimizar os processos de uma lavanderia e garantir o não desperdício de insumos, a eficiência e economia para o seu hotel.

Cozinha

A atenção com os procedimentos de higienização em uma cozinha de hotel deve ser redobrada e constante, uma vez que é por ali que passam todos os alimentos que os hóspedes consomem.

Para a cozinha, sugerimos a seguinte rotina diária de higienização:

  • Higienização da louça e demais utensílios;
  • Higienização dos fogões e fornos;
  • Higienização do piso;
  • Descarte do lixo, que deve ser separado entre materiais orgânicos e recicláveis.

Além da rotina diária é importante lembrar de outros procedimentos que devem ser realizados periodicamente, uma ou duas vezes por semana, a depender do porte e uso da cozinha. São eles:

  • Higienização das geladeiras e freezers;
  • Higienização dos armários e despensa.

Lembramos que, assim como para a lavanderia, também para a higienização da cozinha existem produtos de limpeza específicos e que a automatização de processos com o uso de equipamento adequado é uma ótima forma de aperfeiçoar a rotina e reduzir custos.

Unidades Habitacionais ou Apartamentos

A parte mais importante, como não poderia deixar de ser, são os apartamentos, pois é nesse ambiente que os hóspedes vão passar maior parte do tempo. Logo, aqui a atenção também deve ser redobrada. Não adianta uma cama bem arrumada se o cliente sentir cheiro de mofo ou ver manchas pelas paredes.

A ideia é que a limpeza deve ser sempre realizada do menos contaminado para o mais contaminado, de cima para baixo e da parte mais distante da porta em direção a porta. Para cobrir todos os detalhes adote a seguinte rotina:

  • Comece a limpeza pela varanda (se houver): Verificar no teto possíveis teias de aranha e insetos no lustre, limpar primeiro o parapeito e mobiliários (se houver), posteriormente higienizar o piso;
  • No quarto:  esvaziar as lixeiras, verificar no teto possíveis teias de aranha e insetos no lustre. Desfazer as camas, retirar o enxoval usado e acondicionar no hamper do carrinho funcional. Arrumar as camas e prestar atenção para não colocar lençóis manchados ou rasgados. Tirar o pó dos cantos e frestas de portas, janelas e mobiliários. Higienizar o piso. Para os tapetes e carpetes utilizar aspirador de pó;.
  • No banheiro: verificar no teto possíveis teias de aranha e insetos no lustre. Lavar os azulejos, vaso sanitário, bancada da pia e piso com produtos específicos e, após o enxague, aplicar o desinfetante para promover a desinfecção. Atenção ao limpar os espelhos para não deixar manchas;
  • Repor papel higiênico, amenities e demais produtos oferecidos pelo hotel. Por fim, arrumar as toalhas de rosto e de banho conforme padronização;

Como abordamos no post de hoje, a rotina de higienização pode fazer a diferença na avaliação dos hóspedes. Por isso, definir a rotina de limpeza é uma boa forma de demonstrar que o seu hotel serve com excelência e qualidade.

Hoje, empresas especializadas oferecem tanto maquinário automatizado para algumas das atividades rotineiras quanto produtos químicos para higienização profissional específicos para cozinha, lavanderia, banheiros e quartos. Confira alguns produtos para lavanderia, para restaurantes e para pisos ofertados pela INDEBA. A Indeba oferece também toda a implantação e treinamentos operacionais de higienização.

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