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Como melhorar a experiência do hóspede nos quartos de hotel?

quinta-feira, 31 de outubro de 2019 >> Postado por Dilson Barros

Do check in  ao check out, a experiência dos hóspede deve ser objeto de preocupação por parte da administração do hotel. Aspectos como: conforto, limpeza e atendimento devem obedecer a critérios rigorosos de qualidade. A fidelização dos clientes e eventuais indicações dependerão disso.

E para entender como cuidar melhor de todos esses aspectos, confira o artigo de hoje, em que traremos uma discussão completa sobre o tema. 

Limpeza

Podemos dizer, com alguma segurança, que a higienização do quarto de hotel é um ponto eliminatório frente a decisão do hóspede de voltar ou não ao se hospedar em determinado local. Isso porque uma acomodação adequadamente limpa e bem cuidada é o mínimo que qualquer um espera.

Por isso, treine sua equipe de limpeza a proceder de forma correta na hora de higienizar todas as instalações. O mesmo cuidado vale para lavagem das roupas de cama e toalhas, que devem seguir orientações de lavagem industrial, de modo a evitar contaminações.  

Conforto

Conforto é outra questão que merece bastante atenção. A cama, em especial, deve proporcionar ao hóspede noites agradáveis, que o permitam um sono revigorante. Por isso, não economize nesse item.

Ar condicionado nos quartos também é indispensável. A depender da localidade de seu hotel, pode ser impraticável dormir sem a refrigeração do ar. 

Outros itens que envolvem menor investimento, mas que também tem impacto sobre conforto do hóspede, não podem faltar. Estamos falando de roupa de cama de qualidade, banheiro bem equipado, frigobar e a mobília do quarto, como escrivaninha e poltrona.  

Atendimento

O setor de serviços no Brasil padece de grandes problemas de atendimento. De maneira geral, quem estabelece contato direto com os clientes nas empresas não está suficientemente preparado para oferecer as respostas que as pessoas buscam ou, até mesmo, estabelecer uma comunicação cordial com que está do outro lado do balcão.

No ramo hoteleiro, problemas nesse sentido podem colocar em risco o futuro do negócio. Afinal, o cliente estará em contato com uma série de funcionários, seja no check in, no café do manhã ou no caso de qualquer demanda que ele possa apresentar. E o que clientes mal atendidos terão a dizer sobre seu hotel?

Nesse cenário, é mais que necessário treinar adequadamente seu pessoal. Da camareira ao gerente, seus hóspedes devem receber um tratamento cortês e encontrar junto a essas pessoas a ajuda necessária para obter a melhor experiência possível durante sua estadia. 

Decoração

Decoração talvez seja algo pouco explorado quando se fala em melhorar a experiência de hóspedes em quartos de hotel, embora seja algo relevante. Para quem não pensa em arriscar e não está em condições de investir muito, vale a aposta na sobriedade. Isto é, paredes e mobílias em cores neutras. Roupas de cama pouco ou nada estampadas. A mesma lógica pode ser aplicada aos itens de decoração, que podem ser formados por arranjos de discretos, de pequena dimensão.

O que você achou de nossas dicas de hoje sobre como melhorar a experiência de hóspedes em quartos de hotel? Alguma sugestão a acrescentar? Registre sua opinião nos comentários!