Passos importantes para manter a serrafita livre de contaminação ou isenta de microorganismos - Indeba
Indeba

notícia

Passos importantes para manter a serrafita livre de contaminação ou isenta de microorganismos

quarta-feira, 20 de outubro de 2021 >> Postado por Cris

Houve um determinado tempo em que os cortes de carne em açougues e restaurantes eram feitos de forma manual, o que causava muitas vezes cortes desproporcionais. Isso acabava gerando um grande desperdício de alimentos e consequentemente um grande prejuízo para o empresário.

Com isso surgiu a serrafita, uma ferramenta capaz de realizar cortes mais precisos, seja em carnes grandes ou pequenas, com ou sem ossos. O uso da serrafita é comumente utilizada para cortes de carnes mais duras, com bastante osso e com nervos difíceis de serem separados manualmente.

Mas uma coisa devemos estar atentos, um maquinário que possui tanto contato com alimentos precisa estar sempre muito limpo e livre de contaminações. Continue lendo este artigo para conhecer os principais passos para manter a serrafita livre de contaminação.

Passo 1: Desmonte a Serrafita

Antes de iniciar o processo de higienização da serrafita é necessário desligá-la da energia e iniciar a desmontagem de todas as peças. Vale sempre consultar o manual do seu aparelho!

Passo 2: A limpeza

Todas as peças que tiveram contato com a carne devem passar pelo processo de limpeza que é bastante simples: lave-as com água quente e sabão neutro.

Atenção: nunca utilize facas ou outros objetos pontiagudos para retirar os resíduos, isso pode acabar estragando seu maquinário.

É muito importante se certificar de que não tenha ficado nenhum resquício do corte anterior.

O acúmulo de carne após muito tempo exposto a uma temperatura elevada pode causar a decomposição do alimento.

Se em contato com novas porções é possível causar uma contaminação e gerar muitos problemas.

Por isso é muito importante estar sempre atento à limpeza de sua serrafita. Gostou desse conteúdo? Então siga acompanhando nossos conteúdos para estar sempre bem informado.

YouTube
Instagram