Confira as principais Etapas do Processo de Limpeza CIP

Home
Blog
Confira as principais Etapas do Processo de Limpeza CIP

Confira as principais Etapas do Processo de Limpeza CIP

21 de junho de 2021

A higiene será sempre um fator chave quando pensamos na indústria, especialmente no processamento de alimentos. As práticas de higiene minimizam a presença de microorganismos nocivos à nossa saúde e garantem a integridade física do nosso corpo. 

Isso requer uma boa limpeza e/ou esterilização controlada do equipamento usado nos processos. A limpeza de CIP mostrou um recurso eficiente para a indústria alimentícia — especialmente as que atuam na fabricação de embutidos — para manter as máquinas limpas e esterilizadas.

Quer saber como esse método de limpeza funciona? Então, continue acompanhando este conteúdo a seguir para aprender tudo sobre o assunto!

Conheça as diferenças de limpeza

As empresas devem sempre investir em limpeza e desinfecção de equipamentos. De acordo com o ASME (American Society of Mechanical Engineers), há três categorias de classificação de ambientes: Clean (Limpo), CIP (Clean in Place) e Cleaning (Limpeza). 

O método CIP foi desenvolvido para limpeza e desinfecção automática das máquinas de embalagem e dispositivos de processamento sem exigir uma montagem e desmontagem das peças. 

O sistema funciona aplicando a circulação e recirculação dos produtos sanitizantes e desinfetantes, bem como soluções de enxágue até a limpeza completa do circuito fechado.

Entenda as outras classificações definidas pela ASME:

  • Clean (Limpo): remoção de sujeiras, detergentes e outros agentes contaminantes de superfícies;
  • Cleaning (Limpeza): elimina a sujeira, resíduos, detergentes ou outras impurezas superficiais para obter certas superfícies pré-determinadas.

Saiba quais os benefícios de aplicá-la

Os benefícios de utilizar esse tipo de limpeza é que ela reduz o impacto sobre o ambiente e os custos operacionais com água e esgoto. Também evita a superdosagem de detergente, garantindo os mais altos níveis de segurança alimentar.

Outras vantagens incluem a identificação automática das soluções, garantindo uma precisão maior no controle de uso dos produtos; possibilidade de alterar a quantidade utilizada de produtos sem pausar a operação; proporciona segurança operacional, já que os operadores não precisam entrar nas máquinas para realizar a limpeza.

Confira as etapas do processo de limpeza CIP

Veja mais abaixo os principais ciclos de limpeza CIP mais executados.

Enxágue

A água circula pelo sistema a temperatura recomendada de ambiente a no máximo 40°C. A água utilizada deverá respeitar os requisitos de qualidade exigidos de acordo com sua finalidade. 

De todo modo, é possível usar água potável, água desmineralizada, água purificada, água reutilizada do último ciclo de lavagem da limpeza anterior, ou até mesmo a mistura de uma delas. 

Limpeza com agente alcalino

O agente alcalino circula ao longo do sistema a uma concentração pré-definida, em uma temperatura padrão de 80°C. 

Enxágue intermediário

A água passa pelo sistema em temperatura ambiente a fim de remover a maior parte do produto alcalino restante para não diminuir o efeito do agente ácido. 

No entanto, a qualidade da água utilizada nesta etapa dependerá do tipo de instalação e dos requisitos da qualidade do produto. O ideal é utilizar água desmineralizada ou água purificada.

Obs.: proceder com o teste de fenol ou pH da água para atestar isenção ou redução de alcalinidade livre residual nos equipamentos.

Limpeza com agente ácido

Nesta fase, é necessário manter a presença do agente ácido na concentração pré-determinada. Ele deve circular por dentro do sistema a uma temperatura entre 50 e 65°C.

Enxágue final

Esta fase requer a água circulando do sistema de temperatura ambiente e visa remover qualquer resíduo dos produtos usados nos ciclos anteriores. A água utilizada neste ciclo deve atender às mesmas exigências que a água utilizada na produção dos alimentos. 

Dependendo dos requisitos especiais de cada dispositivo, o tempo médio para excelente limpeza é de aproximadamente 1 hora. Vale a pena lembrar que a limpeza da CIP não é necessária apenas para a indústria alimentícia, mas também para outras atividades de fabricação, como produtos lácteos, bebidas e dieta e comida farmacológica. 

Para garantir que todo o processo seja realizado corretamente, a Indeba oferece um serviço de acompanhamento e diagnóstico durante a limpeza.

Agora que você já sabe como a limpeza CIP funciona, entre em contato com a Indeba e veja o que podemos fazer pelo seu empreendimento!

Restaurante Pós-Pandemia

Desafios e oportunidades para a retomada de bares, restaurantes e similares.

Outros artigos

Compartilhe esse artigo via:

Assine nossa newsletter