Padronize os procedimentos operacionais na higienização de quartos e reduza custos dos seu hotel. Saiba como: – Indeba
Indeba

notícia

Padronize os procedimentos operacionais na higienização de quartos e reduza custos dos seu hotel. Saiba como:

sexta-feira, 26 de junho de 2020 >> Postado por Dilson Barros

Num cenário de pós pandemia, os hotéis precisam ser mais rigorosos com a segurança da higienização de quartos, ao mesmo tempo, precisam estar atentos a um controle de custos que garante sua sobrevivência no mercado.

Diante disso, é extrema importância uma gestão das rotinas operacionais com foco na otimização do tempo, porém com a garantia da segurança dos processos. O objetivo é proteger a saúde dos clientes e colaboradores, com eficiência e controle de custos.

Continue lendo e saiba mais sobre o processo de higienização de quartos de hotel!

Como fazer o planejamento dos protocolos de higienização de quartos de hotel?

Cada tipo de hotel possui uma necessidade diferente e os processos de higienização deverão se adequar a cada realidade. Afinal, cada empreendimento possui seu público e consequentemente demandas de higienização específicas.

Podemos citar os resorts como exemplo, que lidam com higienização de ambientes com areia, protetor solar e alto fluxo de pessoas, sendo assim demandas completamente diferentes de hotéis executivos. 

Uma ferramenta poderosa para alcançar um padrão de higienização de excelência, que também serve para otimização da rotina operacional e consequente redução de custos, é a confecção dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s). 

Nesse documento, fica registrado e ilustrado o passo a passo da rotina operacional da governança. É uma ferramenta conhecida no segmento, mas que requer expertise das rotinas para ser bem desenhado, além de disciplina e acompanhamento da rotina. 

O diagnóstico para a elaboração desses procedimentos é realizado por especialistas, que também irá avaliar as exigências dos órgãos regulamentadores e garantir as estratégias para que a higienização dos espaços sejam eficazes, tem como objetivo fazer uma análise acerca das necessidades de limpeza desses locais. 

Um procedimento bem escrito garante padronização do processo e minimização dos desvios da execução da atividade, ou seja, vai acontecer um impacto nos custos devido a redução do tempo e a diminuição dos erros dos processos, com isso a qualidade no resultado final será percebida pelos clientes.

A higienização de quartos hoteleira precisa de protocolo de limpeza e desinfecção: é fundamental que estejam alinhados às indicações da  Anvisa e tenham em seu escopo produtos com eficácia comprovada.

Sendo assim, é necessário garantir que os fabricantes dos produtos de limpeza forneçam não apenas qualidade, como também soluções, serviços e assistência técnica qualificada.

Dicas de como implantar Procedimentos padrões no seu hotel

  • Documentar qual o procedimento indicado pela governança para higienização dos quartos. A recomendação é que esse documento seja feito por profissionais com expertise de governança e segurança na higienização.
  • Incluir no procedimento os produtos químicos usados e suas diluições.
  • Busque ilustrar suas orientações.
  • Realizar treinamentos periódicos com o time operacional, reforçando às boas práticas.
  • Monitorar a performance por cada camareira.
  • Buscar sempre melhorias, ouça seu time.
  • Mensurar o impacto de produtividade após implantação. Compare o tempo de permanência das camareiras por UH e acompanhe a satisfação dos hóspedes no quesito higienização.

Por que ampliar o olhar para as demais áreas do hotel?

Como você deve ter percebido com as dicas acima, existem vários aspectos a serem considerados em um protocolo de higienização dos quartos para que a segurança e a prevenção da saúde estejam garantidas. 

Porém, esse protocolo de limpeza vai além das UH’s, pois ele deve alinhar todos os setores do hotel: recepção, administração, restaurantes, eventos. Afinal, existe um leque de ações que cada hotel pode adotar e é preciso estipular os procedimentos que melhor protejam seus hóspedes e colaboradores.

Ou seja, é preciso que os processos de higienização estejam eficientes em todos os ambientes, pois os riscos de contaminação existe em todos os cômodos e áreas.

Dessa forma, contratar parceiros que oferecem consultoria, treinamentos e segurança nos processos são uma forma de garantir que seus funcionários estejam plenamente equipados para manter os mais altos padrões na higienização de quartos.

Gostou desse conteúdo que preparamos especialmente para você? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Indeba!