Procedimentos essenciais de Limpeza na Produção Alimentícia - Indeba
Indeba

notícia

Procedimentos essenciais de Limpeza na Produção Alimentícia

Indústria Alimentícia

terça-feira, 26 de março de 2024 >> Postado por Tiago Soares

A indústria alimentícia precisa de várias medidas para manter a segurança alimentar e também estar de acordo com as normas sanitárias.

Há procedimentos essenciais que precisam ser executados continuamente para o bom funcionamento da empresa e também na agilidade das produções.

Importância da limpeza na indústria alimentícia

Indústria Alimentícia

Um ambiente em que há produção de alimentos deve ter uma higienização regularmente para evitar transtornos e manter o controle dos perigos alimentares.

Nenhum consumidor quer um produto que possa causar nele alguma infecção ou até mesmo ser fatal e indústrias que não tem um procedimento de limpeza têm mais chances de ter sujeiras e agentes tóxicos. 

Além disso, é obrigatório que os estabelecimentos estejam de acordo com as normas sanitárias e nas indústrias alimentares essa inspeção é fielmente realizada para garantir a saúde e segurança da população. 

A higienização também assegura que os processos industriais sejam eficientes e rápidos, um ambiente sujo atrapalha o desempenho da equipe e do maquinário por causa do acúmulo de sujeira. 

Portanto, ter implementado uma cultura de organização e limpeza é fundamental para o crescimento da indústria.

O que são procedimentos de limpeza? 

Para manter uma ordem de limpeza existem procedimentos que são conjuntos de diretrizes que são relacionadas ao tipo de higienização de acordo com ambiente e das superfícies. A partir desses procedimentos é possível a remoção de sujeiras, impurezas e germes e garantir um ambiente limpo e adequado para o funcionamento das atividades de produção.

Nesses procedimentos estão também a preocupação com a escolha dos produtos de limpeza e as tarefas realizadas e os métodos, como também os equipamentos da equipe atuante no processo. 

Vale mencionar que a indústria alimentícia é uma das mais necessitadas da implementação desse procedimento de limpeza, já que a manipulação de alimentos precisa ser realizada com extremo cuidado e em um local limpo.

É exigido que todo estabelecimento tenha estabelecido de forma ordenada e estruturada suas diretrizes de higienização e da sua manutenção para assegurar a saúde e o bem-estar tanto do consumidor quanto dos seus colaboradores.

Etapas dos procedimentos de limpeza 

Indústria Alimentícia

A limpeza industrial necessita cumprir com uma ordem de procedimentos para que de fato a higienização seja completa e efetiva. Saiba mais sobre essa etapas:

Remoção dos resíduos grosseiros 

É de suma importância começar pela remoção dos resíduos grosseiros e também pela separação dos lixos. Além disso, os resíduos podem servir para reciclagem e serem convertidos em energia.

Como também, esse processo de higienização permite que fique mais fácil para limpeza das superfícies e também dos locais mais isolados.

Pré-lavagem 

A pré-lavagem é feita antes das outras etapas que permitem a limpeza completa, ela vai eliminar os resíduos visíveis. 

A água em alta pressão, detergentes e desengraxantes são normalmente usados para a eliminação de partículas soltas. E a escolha dos produtos que vão ser usados é definida exclusivamente de acordo com os equipamentos.

Não há dúvidas que a pré-lavagem contribui para o processo operacional e a redução da contaminação nas etapas subsequentes.

Lavagem

Após a pré-lavagem é realizada a lavagem e são aplicados detergentes ou desinfetantes, com ajuda da escova e outros equipamentos automatizados para colaborar na limpeza profunda.

Também a água em alta pressão contribui para a remoção dos resíduos e na eliminação dos micro-organismos. O tipo de lavagem também deve seguir os padrões de limpeza e garantir a segurança alimentar.

Enxágue

O enxague é o momento da eliminação completa da sujeira e dos produtos que foram aplicados para a remoção das partículas e dos resíduos . 

Normalmente, a água para o enxague é em alta pressão e em alguns equipamentos é usada ela aquecida para colaborar com a descontaminação. 

Não pode ser realizado de qualquer jeito, pois precisa ser feito de maneira minuciosa para eliminação efetiva dos resíduos.

Sanitização

A indústria alimentícia também tem no seu processo de limpeza a sanitização que consiste na aplicação de agentes sanitizantes que são a base de cloro, compostos quaternários de amônio, hidrogênio e peróxido. 

Não é sempre que eles são usados na superfície, a quantidade de uso é de acordo com os métodos de cada setor alimentício e também do regulamento local. 

Eles são capazes de eliminar microorganismos contaminadores e promover um ambiente limpo e segurança alimentar. É inegável a sua importância nos processos de higienização, eles desempenham uma grande função.

Enxágue final

Nem sempre é necessário ter um enxágue final, dependendo dos produtos que foram utilizados e também a forma que realizou as outras etapas, elas são suficientes para uma boa higienização. 

No entanto, se tiver alguns resíduos difíceis de sair ou queira certificar que vai deixar os equipamentos 100% limpos, é bom um enxágue final.

Como ter certeza se os procedimentos de limpeza foram adequados? 

Não tem como negar que a limpeza industrial no setor alimentício é de extrema relevância para o bem-estar da sociedade, por isso, os procedimentos devem ser realizados adequadamente.

Uma boa forma de controle é monitorar cada etapa, realizar testes de validação, como swabs microbiológicos na superfície para verificar se tem resíduos. 

Além de ter uma equipe treinada para averiguar e realizar avaliações regularmente para que os processos sejam realizados adequadamente e também decidir quantas vezes na semana ou até mesmo no dia são necessários. 

Algumas indústrias realizam auditorias internas e externas para certificar que todos os padrões de limpeza estão sendo cumpridos e garantir a segurança alimentar dos seus consumidores.

A influência do ph dos produtos na higienização

A escolha dos produtos químicos de higienização é a etapa mais importante de organização dos processos de limpeza. Uma vez que o ph pode manipular o alimento e também prejudicar a saúde do consumidor.

Portanto, escolha comprar seus produtos químicos em empresas confiáveis a melhor é a Indeba que oferece todo o suporte necessário aos seus clientes. 

Além disso, tem produtos comprovados e aprovados pela ANVISA e a higienização deles garante a limpeza 100% das superfícies e dos locais que são aplicados, e principalmente não coloca em risco os colaboradores e nem prejudica a produção dos alimentos.

YouTube
Instagram