Entenda os impactos do Círculo de Sinner na Higienização em Frigoríficos – Indeba
Indeba

notícia

Entenda os impactos do Círculo de Sinner na Higienização em Frigoríficos

sexta-feira, 9 de julho de 2021 >> Postado por Cris

Manter um ambiente livre de sujidades e microorganismos patogênicos só é possível com uma limpeza eficiente das superfícies. Quando falamos dos espaços industriais, aplicar as boas práticas de sanitização se faz ainda mais necessário.

No ramo alimentício, fazer a higienização em frigoríficos pode ser desafiador, especialmente para os negócios de pequeno e médio porte. Entretanto, é possível realizá-la de um modo eficaz e prático pelo equilíbrio das energias envolvidas no Círculo de Sinner.

Continue acompanhando o conteúdo a seguir e aprenda sobre uma prática que contribui para uma limpeza eficiente e sem desperdício de produtos. Confira!

Entenda o que é o círculo de sinner

A técnica foi desenvolvida em 1959, pelo Engenheiro Químico Herbert Sinner, enquanto atuava como chefe de desenvolvimento de detergentes na empresa alemã Henkel. Ele definiu quatro fatores universais que determinam o sucesso de todo o processo de limpeza: a temperatura, ação química, tempo e ação mecânica.

O Círculo de Sinner é um conjunto de técnicas que contribuem para uma limpeza completa
e eficiente de qualquer ambiente.

Conheça os fatores que norteiam o Círculo

Como citamos mais acima, o Círculo Sinner pode ser aplicado a qualquer ambiente, incluindo a higienização em frigoríficos. Isso porque, para cada situação de limpeza há uma combinação específica.

Entretanto, é essencial entender cada fator, a fim de sempre implementar uma limpeza eficaz, sem causar danos à superfície e ao meio ambiente. Veja abaixo os quatro fatores estipulados por Sinner.

Tempo

O fator de tempo pode ser dividido entre tempo de ação e de processamento. O tempo de ação consiste em deixar o produto agir por um determinado período. Assim, a temperatura do ambiente e o produto se unem para penetrar na superfície e soltar toda a sujeira.

Já o tempo de processamento representa o tempo total levado para remover a sujeira de forma mecânica.

Temperatura

A temperatura correta acelera a ação dos produtos de limpeza, bem como a remoção da sujeira, como graxa e gordura. Em contraste, o calor pode modificar a estrutura de diferentes sujidades, as tornando mais difíceis de eliminar, como as proteínas.

Ação química

Produtos de limpeza atuam de maneiras distintas para melhorar o processo de higienização. Eles reduzem a tensão superficial da água, quebram as forças de ligação entre a sujeira e a superfície a ser limpa e permitem que as sujidades sejam emulsificadas ou suspensas na solução de limpeza para que possam ser transportadas.

Ação mecânica

Aplicar a força física adequada é importante para remover a sujeira de um objeto ou superfície. Portanto, é importante utilizar o equipamento certo para esta atividade.

Veja como utilizá-lo na limpeza de ambientes

Agora que você já conhece o Círculo de Sinner, saiba como aplicá-lo na hora de realizar a
higienização das superfícies e ambientes da sua empresa:

Escolha o produto ideal

Utilize somente os desinfetantes e detergentes notificados ou registrados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Verifique o tipo de sujidade

Analise os diferentes tipos de sujeira presentes nas superfícies a fim de escolher o produto de limpeza adequado para cada um deles.

Utilize o equipamento correto

Para otimizar a ação mecânica da limpeza, procure usar o equipamento eficiente, que mantenha o atrito necessário para a remoção da sujeira sem criar aerossóis, como lavadoras automáticas. Elas costumam remover sujidades com maior facilidade e menor gasto de água.

Entenda a forma de aplicação da solução

Cada solução de limpeza possui uma forma de aplicação correta. Dentre elas, a mais eficiente é a aplicação em espuma. Isso porque a espuma aumenta o tempo de contato entre o produto e a superfície, facilitando a remoção das sujidades.

Faça uso de EPIs durante toda a higienização

Sempre utilize Equipamentos de Proteção Individual na hora de manusear os produtos, como roupa impermeável, luvas protetoras, óculos de proteção e botas de borracha. Realizar a higienização em frigoríficos de forma adequada demanda capacitação técnica e treinamento constante.

Com o Círculo de Sinner, você conseguirá manter os ambientes do seu negócio totalmente limpos e livres de sujidades sem desperdício de produtos e com menos esforço.

Gostou deste artigo? Então, confira nosso portal de notícias para ter acesso a mais conteúdos sobre o assunto!