Como evitar a Listeria Monocytogene no seu processo de produção – Indeba
Indeba

notícia

Como evitar a Listeria Monocytogene no seu processo de produção

segunda-feira, 28 de junho de 2021 >> Postado por Cris

A listeriose é uma das infecções mais graves e até mesmo fatais para humanos, sendo causada pela bactéria Listeria Monocytogene. 

Sua transmissão ocorre principalmente pela ingestão de alimentos contaminados como leite, queijo, vegetais crus não lavados, além de carnes e seus derivados cozidos inadequadamente. 

Extremamente nocivo à saúde, a presença desse microrganismo representa uma falha nas boas práticas de higienização dos processos produtivos industriais do ramo alimentício. 

Portanto, é fundamental que, independentemente do porte, seu negócio siga à risca todas as diretrizes de limpeza e desinfecção estipuladas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Quer saber mais sobre essa bactéria e como mantê-la distante de seus procedimentos industriais? Confira a seguir!

Saiba onde a bactéria pode ser encontrada

Buscando por alimentos ricos em proteínas e fontes de energia de fácil acesso, a L. Monocytogene. são frequentemente encontradas em alimentos de origem animal, mas também podem surgir em vegetais e frutas. 

Seus modos comuns de contaminação incluem a infecção de produtos de origem animal antes do processo de industrialização, bem como a transmissão por meio do contato de fezes de aves ou irrigação do campo com água contaminada. 

Vários alimentos contaminados por L. Monocytogene já foram registrados, como carnes embaladas, presunto, peixe e leite e seus derivados. 

Descubra quais são seus riscos para a saúde

As consequências para a saúde humana trazidas pela Listeria Monocytogenes são bastante perigosas. Sua infecção pode levar à listeriose, uma doença extremamente nociva para as pessoas com um sistema imunológico enfraquecido e gestantes. 

Pessoas saudáveis raramente adoecem pela contaminação da Listeria. Contudo, bebês e fetos correm altos riscos de morte se entrarem em contato com a bactéria. A administração de antibióticos é a maneira mais comum de lidar com os sintomas da doença. 

Casos de listeriose são registrados mundialmente desde 1990 e até hoje ocorrem em proporções agravantes.

Aprenda a evitar uma contaminação de Listeria monocytogene

Como salientamos nos tópicos anteriores, a presença dessa bactéria em alimentos submetidos a tratamentos térmicos é um grande indicativo de que há uma deficiência nas práticas de higiene industriais. 

Portanto, seguir as boas práticas de fabricação e os procedimentos implantados de higiene operacional é fundamental para evitar possíveis contaminações por esse agente patológico. 

Nesse sentido, o processo de produção de insumos de origem animal deve contemplar os seguintes aspectos, a fim de controlar a proliferação da bactéria:

  • inspeção de equipamentos e ambientes para evitar a contaminação cruzada;
  • monitorar os métodos de higienização dos equipamentos usados;
  • acompanhamento dos hábitos de higiene da equipe que atua no ambiente industrial;
  • avaliação das condições da matéria-prima e dos procedimentos tecnológicos utilizados na fabricação de produtos de origem animal prontos para consumo;
  • avaliação dos métodos utilizados pela instituição, a fim de reduzir a contaminação biológica dos seus produtos.

Entenda o posicionamento da legislação sobre o assunto

Como você já deve ter compreendido até aqui, a Listeria Monocytogene é um microorganismo patogênico, causador de infecções possivelmente fatais. 

Desse modo, as agências governamentais priorizam a elaboração de práticas para evitar tais contaminações.

Com isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento instituiu o Programa de Controle de Listeria monocytogenes em Produtos de Origem Animal Prontos para Consumo.

O programa é composto por diversas diretrizes que devem ser seguidas por todas as fábricas e indústrias em território nacional. Ele também estabelece inspeções e fiscalizações frequentes de todos esses estabelecimentos, bem como de amostras de seus produtos.

Por isso, além de seguir essas normas, é imprescindível que o seu negócio adote todas as boas práticas de higienização a fim de combater a contaminação de seus produtos pela Listeria Monocytogene. 

Para realizar a limpeza e desinfecção de forma adequada, é preciso utilizar os produtos químicos adequados. 

Felizmente, a Indeba oferece uma linha completa de produtos voltados para a higienização de ambientes industriais, bem como o suporte e acompanhamento para garantir que tudo seja feito da forma correta.

Agora que você já sabe como evitar a contaminação dos seus produtos, venha conhecer as soluções que a Indeba oferece para manter seu empreendimento protegido!