5 passos para melhorar a higienização de sua lavanderia industrial – Indeba
Indeba

notícia

5 passos para melhorar a higienização de sua lavanderia industrial

quarta-feira, 28 de agosto de 2019 >> Postado por Dilson Barros

A higienização de uma lavanderia industrial não é algo simples. Para cada tipo de lavanderia há regras específicas a serem seguidas, sendo necessário conhecer a fundo a regulamentação existente. 

Para lavanderias de frigoríficos, por exemplo, onde há uma grande preocupação com parâmetros de segurança alimentar, há uma cartilha própria a ser seguida, que leva em consideração a especificidade do produto manuseado. O mesmo vale para lavanderias comerciais e de hotéis, que embora não estabeleçam contato com produtos alimentícios, também devem prezar por bons parâmetros de higienização. 

Pensando nisso, preparamos o post de hoje com 5 dicas incríveis de como melhorar a higienização de sua lavanderia.

  1. Escolha os insumos corretos para a higienização

O primeiro passo, sem dúvida alguma, é a escolha de insumos adequados para o trabalho de higienização. Sem produtos com as especificações técnicas corretas, todo o esforço é comprometido. Tenha em vista, por exemplo, que, para a esterilização de determinados equipamentos e das próprias instalações da lavanderia, os produtos devem ter concentrações específicas de alguns compostos.

Os insumos adequados, além de garantir a higienização, também preservarão os tecidos lavados. No caso de lavanderias de hotéis e lavanderias comerciais, esse aspecto é ainda mais importante, uma vez que o interessante é conservar o que for lavado pelo maior tempo possível.

  1. Invista no treinamento de seu pessoal

Mais que escolher os insumos adequados, é preciso contar com pessoal qualificado para conduzir o trabalho de higienização. Para isso, vale investir em treinamento próprio para esse tipo de procedimento. Os custos que essa qualificação representa inicialmente serão diluídos ao longo do tempo, dado que não será necessário contratar um serviço terceirizado.

  1. Trabalhe sempre com uma rotina de supervisão

Aplicados os insumos corretos e contando com profissionais qualificados, você já terá dado passos consistentes rumo à higienização de sua lavanderia industrial. No entanto, ainda será necessário criar rotinas de supervisão do trabalho. Afinal de contas, é somente monitorando a execução da higienização que se pode atestar o bom andamento de todos os processos. 

  1. Dimensione bem o espaço para o tipo de lavanderia

Tendo em vista o trabalho de higienização, lavanderias também devem contar com espaços bem dimensionados. Pense, por exemplo, que determinados ambientes devem ser utilizados para armazenar por algum tempo o que está sujo e não é nada recomendado acondicionar esses tecidos em um local que deva estar sempre higienizado. Não se esqueça também que lavanderias devem ser arejadas, não somente para a secagem das roupas, mas para evitar a umidade, que favorece a concentração de bactérias.

  1. Fique atento às regras de higienização para cada tipo de lavanderia

Como já destacado anteriormente, o processo de higienização de cada tipo de lavanderia industrial guarda suas especificidades. Por isso, é necessário conhecer as recomendações para a sua lavanderia, seja ela comercial, de hotel, de frigorífico etc.

Com o post de hoje, esperamos ter trazido os melhores esclarecimentos sobre higienização de lavanderia industrial. Fique atento a todas as nossas dicas sobre como realizar as adequações necessárias em suas instalações para alcançar resultados de excelência. 

Alguma dúvida em relação às informações aqui trazidas? Registre sua pergunta ou opinião nos comentários!