Aprenda agora mesmo como limpar depenadeiras corretamente! – Indeba
Indeba

notícia

Aprenda agora mesmo como limpar depenadeiras corretamente!

quinta-feira, 16 de setembro de 2021 >> Postado por Cris

Por trabalhar com insumos de origem animal, indústrias de abate de aves precisam tomar um cuidado extremo com as boas práticas de higienização dos seus equipamentos, a fim de evitar riscos de ordem microbiológica. Sem a limpeza correta dos seus maquinários, sérios problemas de origem alimentar podem surgir.

Nesse sentido, vamos destacar a importância de limpar depenadeiras corretamente, além de citar os passos fundamentais para garantir a realização desse processo com eficiência. Então, continue acompanhando o conteúdo a seguir e confira nossas dicas!

Confira as boas práticas no processo de depena

Antes de começar a sanitização das máquinas de depena, vamos falar sobre as normas que envolvem um processo de depena de qualidade. Normalmente, as depenadeiras precisam estar dispostas em uma única linha, com cada máquina voltada para uma área específica da ave. Outras boas práticas de depenagem são:

  • as aves devem permanecer em cada depenadeira por, no máximo, 60 segundos;
  • a temperatura da água corrente nos trilhos da depenadeira deve variar entre 27º a 32ºC;
  • é necessário verificar periodicamente se as depenadeiras estão alinhadas com a linha de abate;
  • a primeira depenadeira deve remover até 85% das penas sem causar danos na carcaça;
  • as depenadeiras não podem causar mais do que 2% de asas quebradas em aves que pesam 2,8kg ou mais, e menos de 1% em aves que pesam menos;
  • durante a vistoria das depenadeiras, seus dedos devem estar ⅓ novos, ⅓ usados, mas funcionais e ⅓ deve estar pronto para ser trocado;
  • a dureza dos dedos das depenadeiras devem se adequar à velocidade da linha e aos produtos manipulados.

Entenda como manter a higienização das máquinas para depena

Limpar depenadeiras regularmente é de extrema importância, a fim de manter todo o ambiente de abate higienizado, conservado e livre de patógenos. Com isso, é possível fazer o controle sanitário dos produtos, priorizando a segurança e a qualidade dos insumos.

Além disso, ao promover a limpeza e conservação dos equipamentos de depena, essa prática evita perdas econômicas, causada pela deterioração e contaminação das aves por microorganismos. Também, evita-se problemas relacionados à saúde pública, como o consumo de possíveis produtos contaminados.

Para fazer a higienização, limpeza e sanitização das depenadeiras corretamente, é necessário que você entenda cada uma das terminologias utilizadas nesse processo:

  • limpeza: remoção física de resíduos alimentícios, sujidades ou outras matérias indesejáveis;
  • desinfecção: redução do número de microorganismos por meio de agentes químicos, ou métodos físicos, a um nível que não comprometa a segurança do produto e seu estado próprio para consumo;
  • desinfetante: agente que elimina os patogênicos;
  • sanitizante: agente de reduz os número de microrganismos a níveis seguros.

A partir disso, existem algumas etapas fundamentais para realizar a completa higienização das depenadeiras. São elas:

  • limpeza: seu intuito é remover qualquer resíduo orgânico aderido à superfície do maquinário;
  • remoção de resíduos: deve ser realizada para remover qualquer substância que favorece a proliferação de microorganismos e agentes patogênicos das depenadeiras;
  • sanitização: tem o objetivo de eliminar a presença de microorganismos, bem como reduzir seu número para níveis considerados seguros.

Toda a limpeza e sanitização das depenadeiras deve seguir uma sequência de quatro passos, a fim de garantir que o processo foi realizado com eficiência. São eles:

  • pré-lavagem;
  • limpeza com detergentes;
  • nova lavagem/enxágue;
  • sanitização.

Saiba quais são os cuidados complementares que devem ser considerados

Sempre que falamos em limpeza e sanitização, pensamos logo na água, pois esse é o principal agente que facilita a higienização. Contudo, existem muitas outras substâncias que oferecem máxima eficácia no processo de limpeza, como os desinfetantes, detergentes, agentes mecânicos e sanitizantes. Por isso, é essencial escolher o produto adequado para cada procedimento de limpeza.

Viu como limpar depenadeiras é essencial para manter a boa qualidade na produção de aves? Caso esteja com dúvidas sobre o que utilizar na limpeza do seu maquinário, a Indeba oferece uma série de produtos que atendem as necessidades de higiene de inúmeros negócios do ramo alimentício.

Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato conosco e conheça as soluções que oferecemos para seu negócio!