Indeba

notícia

Os 10 passos para a higienização correta da cozinha industrial

terça-feira, 28 de agosto de 2018 >> Postado por Indeba

Descubra como garantir a higienização para ter uma cozinha industrial mais limpa e saudável de maneira mais rápida, fácil e eficiente.

Para garantir o bom funcionamento de qualquer cozinha industrial existem muitas normas que precisam ser obedecidas para melhorar o ambiente e garantir que tudo ocorra como planejado. Um dos aspectos mais importantes é a higienização e manutenção da limpeza do local. Conheça os 10 passos para garantir a higienização correta da sua cozinha.

1 – Separe os equipamentos e utensílios necessários

Antes de dar início a higienização do local e antes mesmo de se preocupar com a higiene pessoal da equipe, é necessário garantir a segurança de todos que vão efetuar a limpeza. Por isso é importante que os equipamentos de proteção individual estejam sendo utilizados por todos. Vista cada um deles e verifique se estão utilizados de maneira adequada. Se a equipe for formada por mais profissionais, é interessante que cada um confira os EPIs de seus colegas, garantindo assim a segurança de todos.

Além disso separe todos os equipamentos e utensílios que serão utilizados para a limpeza, como baldes, carros funcionais, mop, fibras, rodos e equipamentos para dosagem.

2 – Separe os produtos de higienização

Além dos equipamentos e utensílios, é importante já separar os produtos que serão utilizados, como detergentes e desinfetantes. Assim como no item anterior, esta prática evita que a equipe se desloque de forma desnecessária e garante maior agilidade no processo de higienização.

3 – Dilua os produtos conforme recomendado

Este ponto requer uma grande atenção, já que alguns dos produtos se forem utilizados de forma inadequada podem gerar riscos à equipe e estrutura da cozinha. Sempre siga as recomendações do fornecedor e utilize medidores para efetuar a diluição de forma adequada. Mesmo que você já tenha experiencia em higiene pessoal e de ambiente, continue atento e utilizando as medidas adequadas, evitando assim qualquer acidente.

4 – Comece pelas áreas mais sujas

Este passo vai facilitar muito a sua vida no momento da higienização do local. Comece sempre pelas áreas mais sujas, já que elas darão maior trabalho, assim você já se livra da sujeira mais pesada no começo de todo o processo.

5 – Inicie a limpeza pela região mais alta

Quando estiver limpando, além de começar pela região mais suja, opte por começar sempre de cima para baixo. Assim a sujeira vai descendo, fazendo com que você não precise limpar a mesma área múltiplas vezes.

6 – A posição do ralo é importante

Tenha em mente que a sujeira vai precisar sair por algum lugar, por isso é importante que você saiba a posição do ralo e comece sua limpeza afastado dele. A lógica é a mesma do passo anterior, se você começar sua limpeza próxima ao ralo, eventualmente vai precisar conduzir a sujeira das outras partes também por ali. Portanto sempre inicie a higienização mais afastado possível do ralo e conduza a sujeira até ele.

7 – A limpeza prévia é muito importante

Assim como acontece na higiene pessoal, a limpeza prévia é muito importante antes de aplicar qualquer tipo de produto. Faça um enxague na área e remova os resíduos maiores, garantindo assim que a utilização do produto será adequada e que terá o efeito esperado.

8 – Use os óculos de proteção

Este passo é fundamental para garantir a sua segurança principalmente no momento do enxague e quando estiver fazendo a limpeza das áreas mais elevadas. O uso do óculos de proteção é  muito importante, pois alguns dos produtos utilizados para higienização de cozinhas podem ser corrosivos, podendo danificar permanentemente a visão.

9 – Utilize um desinfetante

Depois de todo o processo de limpeza executado, é hora de passar um desinfetante em toda a área, dando maior ênfase nos locais que entram em contato com alimento e que armazenam os mesmos. É importante que a área já esteja enxaguada antes da aplicação do desinfetante.

10 – Não esqueça de higienizar os utensílios de cozinha

Para completar todo o processo de higienização é necessário fazer a limpeza adequada dos utensílios que foram utilizados por você e por sua equipe no decorrer do dia. Estes utensílios também precisam ser higienizados com produtos específicos e respeitando o tempo de ação conforme indicado por cada um dos fabricantes.

Separe estes utensílios em um local seguro, para evitar que os produtos utilizados para limpeza pesada da cozinha entrem em contato com eles.

Com estes passos será possível garantir que seu ambiente de trabalho fique sempre limpo e higienizado, gerando mais segurança e conforto para sua equipe e consumidores.

Você que procura por produtos adequados para seguir os passos descritos anteriormente, acesse agora mesmo o site da Indeba. Nós oferecemos soluções de higienização feita sob medida para diversos segmentos de negócios.