Veja o que pode ser feito para prevenir a contaminação Pelo vírus da gripe: protocolo de limpeza em ambiente de trabalho, orientações para a prevenção, vacinação e muito mais
Indeba

notícia

Inverno é sinônimo de gripe? Aprenda como prevenir a sua equipe da contaminação

sexta-feira, 31 de maio de 2019 >> Postado por Indeba

Veja o que pode ser feito para prevenir a contaminação Pelo vírus da gripe: protocolo de limpeza em ambiente de trabalho, orientações para a prevenção, vacinação e muito mais.

A gripe é uma das grandes causas de afastamento de colaboradores nas empresas. Para quem está à frente das organizações e se vê responsável por coordenar o trabalho de todas as equipes, isso acaba se tornando um problema, pois o desfalque no quadro de funcionários afeta a produtividade da empresa. Algumas medidas devem ser tomadas para amenizar o problema. Medidas essas que podem ir desde simples cartilhas de conscientização até um reforço na limpeza e assepsia das estações de trabalho.

Confira no artigo:

Limpeza de superfícies no ambiente de trabalho

Em se tratando da gripe ou de qualquer outro vírus, vale reforçar a limpeza das salas e estações de trabalho, sobretudo das superfícies onde as pessoas estão em contato direto. Tenha em vista, por exemplo, que ao espirrar e tapar o rosto com as mãos, a pessoa infectada encostará, em seguida, nas maçanetas das portas, apoiará nas superfícies das mesas e pegará em inúmeros outros objetos.

Com isso, no processo de limpeza, é importante realizar a assepsia de todas as superfícies e objetos em maior contato com as pessoas. Geralmente, a utilização de um pano embebido em álcool 70%  é um grande aliado no controle do vírus.

Cuidados a serem tomados por todos

O vírus da gripe costuma se manifestar depois 3 ou 4 dias da infecção. Com isso, uma pessoa aparentemente sadia pode ser o veículo para disseminação do vírus, o que nos leva a necessidade de ficar vigilantes em relação a higienização das mãos de absolutamente todas as pessoas.

No caso das empresas, convém incentivar a higienização, e até demonstrar em folhetos e cartilhas, a forma correta de lavar as mãos.

Vacinação

Anualmente, o Sistema Único de Saúde oferta de forma inteiramente gratuita a vacina contra a gripe para os cidadãos identificados como grupos de risco, a exemplo idosos e crianças.

Importante esclarecer que a cada ano, uma nova vacina é fabricada com os vírus encontrados de forma mais recorrente. Existem diferentes tipos de vírus, sendo que para cada um existem vários subtipos. Desse modo, a vacinação deve ser anual, pois nada garante que a imunização de um ano seja a mesma para um vírus do ano seguinte.

Assim, nos meses de abril e maio, período de duração da campanha anual, é muito importante incentivar que todos os funcionários se vacinem. Essa é a forma mais segura de evitar a gripe, ainda que não seja um método com 100% de garantia.

Em 2019, o Ministério da Saúde alerta a baixa adesão à campanha de imunização. As autoridades, inclusive, já projetam um cenário de colapso no atendimento dos serviços de saúde em função do baixo índice de vacinação.