Resistência aos sanitizantes? Saiba o que fazer! - Indeba
Indeba

notícia

Resistência aos sanitizantes? Saiba o que fazer!

segunda-feira, 15 de agosto de 2022 >> Postado por Cris

Sabia que alguns microorganismos podem desenvolver resistência aos sanitizantes?

Esse problema ocorre, principalmente, devido a um erro bem comum na hora da higienização de superfícies: ignorar as indicações de utilização de cada tipo de produto.

Apesar de aparentemente todos os detergentes cumprirem a mesma função, eles apresentam algumas especificidades conforme a sua aplicação.

Quer saber mais? Explicamos tudo sobre resistência aos sanitizantes nesse artigo! Continue a leitura…

O que são sanitizantes?

Sanitizantes são desinfetantes específicos cujo objetivo é reduzir a quantidade de microrganismos em superfícies. Portanto, sua função é basicamente matar todos os vírus, bactérias e fungos de equipamentos, alimentos, dentre outros objetos.

Esse é um produto essencial, sobretudo, na indústria de alimentos e bebidas devido ao ambiente propício ao risco de contaminação cruzada que pode ocasionar em doenças perigosas para a saúde pública.

Sendo assim, é um agente essencial para a higienização de qualquer objeto ou ambiente.

Dentre algumas das suas características, podemos citar:

  • Ser biocida;
  • Não correr as superfícies;
  • Não deixar resíduos;
  • Ter ação rápida;
  • Proporcionar fácil enxágue.

Atualmente, é possível encontrar soluções químicas e físicas no mercado. Contudo, o ideal é avaliar o propósito do produto, bem como a sua eficácia.

Como ocorre a resistência aos sanitizantes?

Os sanitizantes possuem uma eficácia excelente contra microorganismos.

Contudo, por enquanto, o máximo de eficácia que um sanitizante consegue oferecer é de 99,999%, ou seja, a cada 1.000.000 de microorganismos em uma superfície, sobram 10 ainda.

Embora seja uma redução bem grande, é possível que estes restantes sejam imunes e, portanto, resistam na superfície.

Considerando que a maioria dos microorganismos se proliferam rapidamente, a concentração sanitizante utilizada pode não ser mais tão eficiente quanto antes.

Se isso acontecer, sua empresa enfrenta um sério risco de contaminação dos produtos.

Ademais, a aplicação errada dos sanitizantes também podem ocasionar na resistência dos microorganismos ao produto. Basicamente, se você utiliza constantemente um produto que não tenha a concentração necessária para matar os agentes, é possível que alguns organismos resistam e se espalhem no local novamente.

Biofilme

Biofilmes são polissacarídeos cuja natureza se caracteriza pelo agrupamento de bactérias (Salmonella spp. é um exemplo) que podem criar uma espécie de proteção contra produtos químicos.

Desse modo, um biofilme bacteriano maduro pode evitar o contato com o sanitizante, impedindo a eficácia da substância.

Dentre os seus principais ambientes de proliferação, a indústria alimentícia é uma das mais suscetíveis devido à variedade de nutrientes nas superfícies no local.

Portanto, é essencial identificar se o problema é a resistência dos microorganismos ao sanitizante ou a presença de um grande biofilme.

O que fazer no caso de resistência aos sanitizantes?

Primeiramente, você precisa selecionar o sanitizante correto para cada finalidade na sua indústria, visto que cada produto possui uma concentração específica e instruções de uso determinadas.

A seguir, é importante avaliar quais são os microorganismos comuns a atividade industrial realizada. É possível identificar isso com a contratação de profissionais especializados no assunto.

Por fim, a recomendação final é: sempre mantenha bons hábitos de higienização na sua empresa e fique atento às alterações.

A Indeba tem soluções para te ajudar!

Além de oferecer sanitizantes de alta qualidade para uma variedade de utilizações dentro da indústria, a Indeba oferece um serviço completo de consultoria e diagnóstico de processos aos seus parceiros.

Sendo assim, é possível identificar a existência de resistência de microorganismos e encontrar uma solução personalizada para seu caso.

São mais de 50 anos de mercado e 200 produtos disponíveis para sua empresa! Torne-se um parceiro e aproveite as soluções da Indeba!

Gostou do artigo? Confira também!

YouTube
Instagram