Manuseio seguro na aplicação de detergentes e desinfetantes na Indústria Alimentos e Bebidas - Indeba
Indeba

notícia

Manuseio seguro na aplicação de detergentes e desinfetantes na Indústria Alimentos e Bebidas

segunda-feira, 17 de outubro de 2022 >> Postado por Cris

O manuseio seguro durante a aplicação de detergentes e desinfetantes é crucial para garantir a qualidade dos produtos de uma indústria de alimentos e bebidas.

Afinal, a utilização incorreta dessas substâncias pode provocar uma falsa sensação de limpeza das superfícies, aumentando as chances de contaminação cruzada.

Então, continue lendo esse conteúdo para descobrir dicas de como realizar a aplicação de detergentes e desinfetantes nesse setor industrial. Boa leitura!

Importância dos cuidados no manuseio de produtos químicos

Os produtos químicos na indústria de alimentos e bebidas são peças fundamentais, sobretudo durante a higienização dos espaços, equipamentos e demais superfícies.

Inclusive, essas soluções são as principais responsáveis por garantir a segurança dos produtos produzidos e até mesmo a saúde dos consumidores.

Por outro lado, o manuseio e aplicação de detergentes e desinfetantes pode também provocar efeitos contrários, colocando em risco toda a produção da indústria.

Afinal, a aplicação de produtos inadequados àquela superfície ou até mesmo a falta de respeito ao tempo de contato das soluções podem fazer com que o processo de higiene não seja capaz de eliminar os micro-organismos presentes, fornecendo uma falsa sensação de segurança e limpeza.

Além disso, o manuseio correto dessas soluções impacta tanto os resultados alcançados pela higienização, como também na conservação e durabilidade dos produtos e na segurança dos funcionários por trás desses processos. 

Dicas de como realizar a aplicação de detergentes e desinfetantes 

O primeiro passo para garantir um manuseio seguro durante a aplicação de detergentes e desinfetantes é treinar os funcionários da higienização, sobretudo das indústrias de alimentos e bebidas.

Dessa forma, os profissionais vão conhecer os métodos mais adequados durante a utilização dessas soluções, evitando acidentes no manuseio.

Além disso, o treinamento constante assegura a capacitação técnica de higienização levando o operacional a serem mais eficazes obtendo resultados assertivos, evitando possíveis contaminações cruzadas durante a produção dos alimentos.

Outra dica importante para a aplicação de detergentes e desinfetantes é estabelecer um procedimento padrão de higienização — que deve ser repassado aos funcionários ao longo do treinamento. 

Esse processo deve possuir todas as fases necessárias para a higienização correta das superfícies, assim como indicar os produtos mais adequados para cada etapa. Nesse caso, o ideal é contratar um especialista para auxiliar na produção deste guia.

Por fim, esteja sempre monitorando a qualidade dos procedimentos de limpeza, utilizando testes específicos. Analise também a quantidade de acidentes ou reclamações entre os funcionários, garantindo, assim, a segurança do pessoal interno.

Cuidados com os detergentes e desinfetantes

  • Armazene os produtos de limpeza longe dos produtos ou insumos;
  • Não reutilize as embalagens vazias dos produtos, em vez disso, faça o devido descarte de cada uma;
  • Armazene os detergentes e desinfetantes em locais protegidos do sol, chuva, umidade e longe do calor e do fogo, pois algumas substâncias são inflamáveis;
  • Apenas adquira produtos com rótulos e que contenha as informações obrigatórias definidas pela Anvisa, como número do registro e instruções de uso;
  • Não adquira produtos armazenados em grande volume e que são transferidos para outras embalagens no momento da compra.

A Indeba auxilia sua empresa durante a aplicação de detergentes e desinfetantes!

A Indeba é uma aliada das indústrias de alimentos e bebidas! 

Afinal, não apenas fornecemos produtos de alta qualidade, segurança e eficiência, como também auxiliamos as empresas com treinamentos e acompanhamento durante o uso dos produtos no dia a dia.

Dessa forma, sua indústria terá a certeza que do manuseio seguro na aplicação de detergentes e desinfetantes e de que os alimentos estão protegidos contra agentes patológicos.

Conheça nossa linha para indústria de alimentos e tenha uma ótima parceira para seu negócio!

YouTube
Instagram