Indeba

notícia

Como garantir a higienização de sua cozinha industrial

sexta-feira, 30 de novembro de 2018 >> Postado por Indeba

Conheça as principais práticas para garantir a higienização da cozinha industrial e evitar a contaminação de alimentos.

Para uma cozinha industrial funcionar adequadamente, existem vários cuidados que precisam ser tomados. Qualquer descuido com relação a higienização dos alimentos e manipulação dos mesmos pode acarretar em uma contaminação alimentar, representando assim, um risco para a saúde do consumidor.

Entenda neste texto quais os principais tipos de contaminação alimentar e como eles podem ser evitados.

Como ocorre a contaminação alimentar

A contaminação alimentar acontece quando um corpo estranho entra em contato com o alimento. Os tipos de contaminação mais comuns são:

  • Física –  É considerado também como contaminação física pedaços de material que ficam depositados no alimento, como farpas e pedaços de metal por exemplo.

Os cuidados para evitar contaminação física podem ser tomados durante o preparo do alimento, observando cada um dos ingredientes com cuidado e removendo qualquer parte que demonstrar algum indício de contaminação.

  • Biológica – A contaminação biológica acontece quando o alimento entra em contato com alguma forma de bactéria, fungos, protozoários, fragmentos de proteínas (príons) ou vírus. Este tipo de contaminação pode acontecer por meio de algum animal que teve contato com o alimento, como ratos, ou por falta de higienização das mãos de quem manipula a comida. Este tipo de contaminação é extremamente perigosa para a pessoa que consome o alimento.

Entre as doenças mais comuns presentes em alimentos, está a Salmonella. Em pesquisa feita em 2017, foram encontrados vestígios de Salmonella em mais de 31,5% dos cortes de frango presentes no estado do Paraná. Por isso é muito importante conhecer os procedimentos de seu fornecedor de alimentos e garantir que ele cumpra todos as normas exigidas pelos órgãos reguladores.

  • Química – A contaminação química acontece pela presença de produtos químicos em contato com o alimento. Índices elevados de inseticidas e outros produtos como conservantes podem causar este tipo de contaminação. Também é necessário cuidar dos produtos utilizados para a higienização da cozinha, alguns deles podem causar contaminação se entrarem em contato com o alimento.

No caso dos agrotóxicos, existem algumas diretrizes previstas pela Lei Federal nº 7.802/1989 regulamentada pelo Decreto nº 4.074/2002, que garante que os agrotóxicos precisam ser previamente regulados e aprovados. Por isso é importante verificar se seu fornecedor tem as devidas autorizações e está operando de forma adequada.

De acordo com pesquisas feitas pelo governo federal, existem mais de 250 doenças que são transmitidas por ingestão de alimentos e água contaminados, gerando só em 2014 mais de 15.700 casos de pessoas doentes.

Cuidados na hora de armazenar os alimentos

Armazene sempre os alimentos de forma adequada, tomando cuidado principalmente com aqueles que precisam ser armazenados em temperaturas específicas. Tenha certeza de conferir se os refrigeradores estão funcionando de maneira adequada.

Alguns alimentos precisam passar por uma higienização prévia antes de serem alocados em seus devidos locais de armazenamento, evitando assim que contaminem outros alimentos que estão no mesmo local.

Sempre observe quais as condições necessárias para armazenar cada um dos alimentos, caso não possua esta informação, entre em contato com seu fornecedor e confirme antes de proceder.

Observe também o prazo de validade dos produtos, respeitando cada um deles e descartando de forma adequada os alimentos que não estejam mais no devido prazo.

Cuidados quando manipular os alimentos

Quando for manipular os alimentos, tenha certeza de que todas as superfícies da cozinha tenham passado pelo processo de higienização adequado. Garanta também que os produtos utilizados para fazer a limpeza tenham sido removidos em sua totalidade, já que em contato com os alimentos eles também representam risco de contaminação para o consumidor.

Estes cuidados também devem ser tomados no momento da higienização das mãos, garantindo que elas estejam sempre devidamente limpas e sejam higienizadas com frequência.

Utilize uma solução adequada para higienização

Existem diferentes tipos de produtos que servem para higienizar uma cozinha industrial, porém é importante utilizar uma solução adequada para a sua realidade. Por isso é importante contratar uma empresa que desenvolva uma solução personalizada para sua cozinha industrial, focando nas necessidades de seu negócio e facilitando seus procedimentos internos.

Se você quer conhecer mais sobre soluções de higienização para sua cozinha industrial, conheça agora mesmo a Indeba. Contamos com uma equipe de suporte técnico que vai sanar suas dúvidas sobre higienização e criar uma solução adequada para seu negócio.