Indeba

notícia

Como funciona a higienização da cozinha industrial?

terça-feira, 4 de dezembro de 2018 >> Postado por Indeba

Conheça os principais processos para higienização de restaurantes e outras empresas do ramo alimentício.

A cozinha industrial conhece bem a importância de manter o espaço de trabalho com a higienização adequada, contando inclusive com fiscalização de órgãos como a Vigilância Sanitária que garantem aos consumidores que a limpeza correta foi realizada pela empresa.

Os diferentes processos de higienização da cozinha industrial têm como principal objetivo evitar que os consumidores entrem em contato com algum alimento contaminado, tanto por sujeiras e microorganismos, quanto pelos próprios produtos de higienização. Por isso, é necessário tomar diversos cuidados, garantindo que toda a área em que os alimentos serão expostos esteja 100% higienizada.

Como é feita a higienização na cozinha industrial

Existem diversos pontos específicos na hora de fazer a higienização em empresas da cozinha industrial, mas nós focaremos nas principais delas, que são:

• A limpeza deve ser realizada de cima para baixo – Comece pelas paredes e bancadas e vá conduzindo a sujeira sempre para as partes mais baixas. No caso de prateleiras por exemplo, inicie sempre pela de cima, evitando assim que você jogue a sujidade de um local para o outro ou que tenha que repetir todo o processo de higienização mais de uma vez.

• Utensílios precisam de um cuidado especial – Como os diferentes utensílios entram em contato direto com os alimentos, é necessário tomar algumas precauções no momento de higienizar cada um deles. Começando pela remoção das sujidades maiores, depois passando para a limpeza com produtos específicos e, por fim, é necessário utilizar um desinfetante para estes itens.

• Crie uma metodologia para o processo de higienização – Uma metodologia adequada para higienização vai beneficiar sua empresa de diversas maneiras diferentes. Primeiro, vai permitir que você crie uma espécie de manual que pode ser utilizado por novos funcionários para que entendam como o processo funciona. Também vai permitir que a pessoa responsável pela higienização verifique se todos os processos foram realizados de maneira satisfatória.

• Utilize apenas os produtos recomendados para cada processo – Os produtos corretos para cada superfície e tipo de sujidade fazem toda a diferença com relação ao tempo para higienizar e também a qualidade do resultado apresentado. Uma solução de higienização criada por uma empresa especializada certamente é a melhor opção neste caso, possibilitando que todas as necessidades de sua empresa sejam atendidas.

• Defina quando cada processo de higienização deve ser efetuado – Defina os horários específicos de início, fim e de inspeção de cada processo de higienização que será realizado durante o dia. É interessante também que o responsável pela verificação consiga apresentar o feedback adequado para a equipe de higienização, ressaltando pontos que possam melhorar.

É importante ressaltar que para garantir que seu processo de higienização ocorra de maneira correta e mais rapidamente, a equipe de limpeza deve utilizar os equipamentos corretos, além de seguir as orientações do fabricante com relação a quantidade de material utilizada por área. Além disso, é necessário que a equipe faça uso dos equipamentos de segurança adequados, evitando qualquer tipo de problema.

A Indeba é uma empresa de soluções customizadas para higienização de seu estabelecimento e conta com diversos produtos para restaurantes e outros estabelecimentos que trabalham no ramo alimentício.

Entre em nosso site e confira.

00