Indeba

notícia

7 dicas para uma lavanderia de sucesso

segunda-feira, 12 de novembro de 2018 >> Postado por Indeba

Conheça 7 dicas que irão melhorar a qualidade do serviço de sua lavanderia.

O gerenciamento de uma lavanderia de sucesso é bastante complexo. Existem diversos elementos que precisam estar alinhados para garantir que o serviço seja prestado da melhor maneira possível, e mantendo a satisfação das pessoas que precisam dele. Aspectos como prazo de entrega e segurança dos funcionários também são de grande importância. Conheça agora 7 dicas que vão ajudar você a melhorar suas práticas e garantir o bom funcionamento de sua lavanderia.

1 – Escolha equipamentos que melhorem sua produtividade

Hoje em dia existem no mercado centenas de diferentes modelos e estilos de equipamentos que podem melhorar a produtividade de sua lavanderia. Sempre pesquise bem antes de adquirir qualquer novo equipamento para ter certeza de que a marca e o modelo são indicados para o seu tipo de negócio. Tenha em mente que um novo equipamento pode demandar alterações no seu ambiente de trabalho e em determinados casos pode ser necessário contratar um novo funcionário especializado. Converse também com outros proprietários de lavanderia e pergunte a opinião deles com relação ao produto e a marca que você está pensando em adquirir.

2 – Conheça todos os procedimentos e processos de sua lavanderia

Esta dica vale para qualquer ramo de negócio, mas sua aplicação é ainda mais valiosa quando se trata de uma lavanderia industrial.

O proprietário precisa conhecer, mesmo que de forma superficial os procedimentos internos. Este tipo de conhecimento vai possibilitar que ele faça escolhas mais acertadas quando comprar um novo equipamento ou maquinário, investir em um novo tipo de solução para sua empresa e até mesmo para entender melhor as ações e necessidades de seus funcionários.

 

3 – Estabeleça uma relação sadia e transparente com seus fornecedores

Um bom fornecedor de produtos faz toda a diferença para uma lavanderia, por isso é importante ter uma relação realmente próxima com ele. Troque experiências, tire dúvidas e converse sobre eventuais problemas que sua lavanderia está lidando. O fornecedor sempre está em contato com outras empresas do mesmo ramo e tudo que ele quer é que o seu negócio ofereça um serviço de qualidade, tornando ele um aliado importante.

4 – Automatize sua lavanderia

Busque por alternativas para automatizar sua lavanderia. Hoje existem diversos sistemas que executam diferentes funções de forma automatizada.

Como mencionado na dica 1, fique atento para o espaço interno e até mesmo no gasto de energia que o novo equipamento pode gerar. Faça uma pesquisa profunda na internet e no mercado, verificando se o maquinário que você pretende comprar tem uma boa reputação e uma boa assistência técnica para reparos.

5 – Manutenção preventiva

Todo equipamento necessita de manutenção preventiva para continuar funcionando de maneira adequada. Converse com seu fornecedor de maquinário e pergunte de quanto em quanto tempo os diferentes equipamentos precisam de manutenção. Este tipo de manutenção é fundamental para que sua lavanderia não tenha que parar no meio do dia para um reparo profundo em uma máquina.

6 – Treinamento constante do operacional

Assim como os equipamentos precisam de manutenção, os colaboradores também precisam sempre se atualizar e adquirir novos conhecimentos. É importante que o proprietário invista em novos cursos para garantir que toda a equipe aprenda a operar novos maquinários ou técnicas que vão facilitar as tarefas que eles já executam no cotidiano.

Muitos fornecedores oferecem este tipo de curso para ensinar a equipe como utilizar de forma adequada seus produtos. Se possível já agende um horário com sua equipe para que o fornecedor dê informações relacionadas aos novos produtos que vão entrar no catálogo e como eles facilitarão os processos internos da lavanderia.

Como visto anteriormente, o ideal é que o proprietário ou responsável também acompanhe este tipo de treinamento.

7 – Busque água dentro dos padrões para uma boa eficiência do processo

É de extrema importância para uma lavanderia ter uma fonte de água limpa e confiável. Ela precisa seguir alguns padrões e pode ser filtrada utilizando os equipamentos adequados. A qualidade da água pode fazer uma grande diferença no processo de limpeza de sua lavanderia, podendo inclusive prejudicar a eficiência de certos produtos utilizados.

Estas foram as principais dicas para gerenciar melhor e garantir que sua lavanderia tenha melhore seus processos internos.

Acesse o nosso site e conheça a linha de produtos para lavanderia da Indeba.