Indeba

notícia

5 passos para garantir a higienização da lavanderia hospitalar.

terça-feira, 20 de novembro de 2018 >> Postado por Indeba

Conheça as 5 atitudes básicas para controlar infecções em sua lavanderia hospitalar e garantir a higienização adequada.

A lavanderia hospitalar é de extrema importância. Ela garante que os pacientes recebam roupas livres de qualquer tipo de bactéria ou microrganismo e que tenham passado pelo processo completo de higienização. Para garantir que sua lavanderia hospitalar fique livre de qualquer tipo de contaminação, é importante seguir estas 5 dicas.

1 – Separe as roupas contaminadas das limpas

O processamento das roupas e outros materiais é muito importante. Um processamento não adequado pode fazer com que as roupas voltem a ser contaminadas mesmo depois de lavadas e higienizadas. Para prevenir este tipo de contaminação, sempre segmente a lavanderia em duas áreas.

  • Área Contaminada – Será nesta área que as roupas contaminadas serão separadas e posteriormente lavadas. Está área não pode entrar em contato com a área limpa para evitar contaminações.
  • Área Limpa – Aqui acontece a centrifugação, secagem e armazenamento das peças. Estas já devem ter passado previamente pelo estágio de higienização e não podem entrar em contato de maneira nenhuma com peças que ainda não tenham sido devidamente limpas.

2 – Mantenha a roupa contaminada sempre isolada

Para garantir que o ar contaminado não entre em contato com a área limpa, é importante criar uma diferença de pressão. Desta forma o ar limpo circula para a área contaminada e nunca de forma inversa.

Os exaustores das duas áreas também precisam estar localizados de maneira correta, evitando que o exaustor da área contaminada entre em contato com o exaustor da área limpa, prevenindo assim contaminação. Existem alguns produtos que devem ser utilizados para purificar o ar contaminado, antes que ele entre em contato com as áreas adjacentes da lavanderia.

3 – Cuidados no momento da coleta

Durante o procedimento da coleta das roupas contaminadas nas diferentes áreas do hospital, é importante que o funcionário esteja utilizando todos os equipamentos recomendados de segurança, incluindo gorro, luvas de borracha e máscara.

As roupas com sujidade podem ser armazenadas em sacos de nylon e algodão. É necessário também estabelecer horários específicos para as coletas, evitando que roupas contaminadas fiquem muito tempo sem tratamento.

4 – Equipamentos para higienização

É sempre importante conhecer as novas opções de equipamentos para higienização presentes no mercado, verifique se eles são indicados para uma lavanderia hospitalar do tamanho da sua, e quais serão as principais alterações que vão precisar ser feitas para adequar o equipamento em seu espaço físico.

5 – Solução adequada

Todo este processo só terá o efeito correto caso a solução adequada seja utilizada para fazer a limpeza e higienização das peças. Por isso é importante sempre verificar novos produtos e até mesmo contratar uma empresa especializada para criar a melhor solução de limpeza para o seu negócio.

A Indeba cria solução customizada para seu negócio, conhecendo sua realidade e adaptando os produtos para melhor atender você.

Entre em contato conosco agora mesmo.